ENEM, perguntado por jhessicareis76, 11 meses atrás

Redação sobre Educação inclusiva


SPACEt3: ikkkk

Soluções para a tarefa

Respondido por aleehsilvaah
4
Todos têm direito à educação sendo brancos ou negros pobres ou pessoas com Necessidades especiais ou portadores de distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino Em se tratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar.pois ainda nem todas as escolas estão adaptadas para receber esses estudantes especiais O objetivo desse trabalho é Elaborar uma proposta de um jardim sensorial na fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e propor uma aula de Ciências que possa ser desenvolvida neste Jardim Sensorial, a fim de contribuir nas discussões das estratégias de ensino de Ciências em espaços não escolares para portadores de necessidades especiais seja ela qual for. A instalação do Jardim Sensorial visa potencializar a percepção sensorial dos visitantes (pessoas com deficiência visual, auditiva, autismo, cadeirantes, paralisia cerebral e outras condições ou não) podendo ser uma ferramenta didática para desenvolver a percepção sensorial e a Educação Ambiental facilitando o ensino de aprendizagem de Ciências. Palavras chave: educação inclusiva, ciências não escolar, jardim sensorial, espaço não escolar.
Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta:

Durante o século XIX, a vinda da Família Real ao Brasil trouxe consigo a modernização do país, com a construção das escolas e universidades. Também, na época, foi inaugurada a primeira escola voltada para a inclusão social de surdos. Não se vê, entretanto, na sociedade atual, tal valorização educacional relacionada à comunidade surda, posto que os embates que impedem sua evolução tornam-se cada vez mais evidentes. Desse modo, os entraves para a educação de deficientes auditivos denotam um país desestruturado e uma sociedade desinformada sobre sua composição bilíngue.

A princípio, a falta de profissionais qualificados dificulta o contato do portador de surdez com a base educacional necessária para a inserção social. O Estado e a sociedade moderna têm negligenciado os direitos da comunidade surda, pois a falta de intérpretes capacitados para a tradução educativa e a inexistência de vagas em escolas inclusivas perpetuam a disparidade entre surdos e ouvintes, condenando os detentores da surdez aos menores cargos da hierarquia social. Lê-se, pois, é paradoxal que, em um Estado Democrático, ainda haja o ferimento de um direito previsto constitucionalmente: o direito à educação de qualidade.

Além disso, a ignorância social frente à conjuntura bilíngue do país é uma barreira para capacitação pedagógica do surdo. Helen Keller primeira mulher surdo-cega a se formar e tornar-se escritora definia a tolerância como maior presente de uma boa educação. O pensamento de Helen não tem se aplicado à sociedade brasileira, haja vista que não se tem utilizado a educação para que se torne comum aos cidadãos a proximidade com portadores de deficiência auditiva, como aulas de Libras, segunda língua oficial do Brasil. Dessa forma, torna-se evidente o distanciamento causado pela inexperiência dos indivíduos em lidar com a mescla que forma o corpo social a que possuem.

Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para a capacitação educacional dos surdos. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação e Cultura deve realizar a inserção de deficientes auditivos nas escolas, por meio da contratação de intérpretes e disponibilização de vagas em instituições inclusivas, com o objetivo de efetivar a inclusão social dos indivíduos surdos, haja vista que a escola é a máquina socializadora do Estado. Ademais, a escola deve preparar surdos e ouvintes para a convivência harmoniosa, com a introdução de aulas de Libras na grade curricular, a fim de uniformizar o laço social e, também, cumprir com a máxima de Nelson Mandela que constitui a educação como segredo para transformar o mundo. Poder-se á, assim, visar a uma educação, de fato, inclusiva no Brasil.

Melhor resposta, estou quase indo para "gênio"

Perguntas interessantes