Filosofia, perguntado por victoriaashilep67nrn, 11 meses atrás

redação sobre depressão, automutilação e suicídio​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mi2008hotmailcom
2

Resposta:

Depressão

Depressão é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age.

A depressão provoca sentimentos de tristeza ou perda de interesse em atividades que antes traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves e podem incluir:

- Tristeza ou com um humor deprimido.

- Perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas

- Alterações no apetite – perda de peso ou ganho não relacionado à dieta

- Problemas para dormir (insônia) ou dormir demais

- Perda de energia ou aumento da fadiga

- Baixa autoestima e presença de sentimentos de culpa

- Dificuldade para pensar, concentrar ou tomar decisões

- Pensamentos de morte ou suicídio.

Os sintomas devem durar pelo menos duas semanas para um diagnóstico de depressão.

Além disso, condições médicas (por exemplo, problemas de tireóide, um tumor cerebral ou deficiência de vitamina) podem imitar sintomas de depressão, por isso é importante descartar causas médicas gerais.

Respondido por janainasouza2910
3
A constituição da Psiquiatria enquanto campo médico se deu no século XVII. Desde então, muitas doenças mentais foram descobertas, dentre elas a depressão, que se caracteriza por um estado de tristeza, revolta e desânimo permanente. Nos últimos anos, essa doença tem crescido entre os jovens brasileiros, o que pode ser explicado, em parte, pela pressão pessoal e social vivida por eles na contemporaneidade, assim como pelo desconhecimento da doença.
Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman vivemos em uma modernidade líquida, devido a inconstância e rapidez em que os processos e relações humanas se dão. Nesse sentido, os jovens são o grupo etário que melhor reproduzem tal lógica, ao buscarem atingir seus objetivos de maneira cada vez mais instantânea. O problema é que boa parte das coisas não podem ser conquistadas de maneira rápida, exigindo o tempo e a paciência que eles não estão dispostos a ofertar. Os relacionamentos saudáveis e uma boa imagem profissional, por exemplo, não são construídos instantaneamente. Diante desse impasse, muitos jovens do país estão desenvolvendo quadros de depressão por conta da frustração e ansiedade de não conquistar imediatamente o que se deseja.
Além disso, a sociedade brasileira contribui para o aumento da depressão entre os jovens, devido a significativa pressão social que exerce sobre eles. Espera que estes sejam capazes de exercer inúmeros papéis sociais de maneira eficiente e, com isso, se sobrecarrega os sujeitos. Demanda-se deles, por exemplo, que sejam bons profissionais, casem, tenham filhos e, ainda, que sejam capazes de resolver problemas das gerações passadas. Frente à tanta expectativa, o jovem brasileiro vive em estado de stress, quadro que também pode ocasionar a depressão.
Por fim, o desconhecimento da população brasileira em relação a essa doença é igualmente fator que colabora com seu aumento entre os jovens. Isto porque a falta do entendimento dos mecanismos biológicos e sociais que desencadeiam a depressão e seus sintomas, fazem com que o estigma do depressivo como uma pessoa fraca, dramática e infeliz permaneça, passando a ideia de que ele escolheu ficar assim e, portanto, só depende de ele sair desse quadro. Com isso, a depressão acaba sendo negligenciada tanto pela sociedade quanto pelos jovens que a tem.
Perguntas interessantes