Redação sobre Covid-19.
Como surgiu, sintomas, vacina, grupo de risco.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus e provoca sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória. Os primeiros casos da doença surgiram no final do ano de 2019, na China. No primeiro semestre de 2020, a doença já havia atingindo todos os continentes, sendo classificada como uma pandemia.
Transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas respiratórias, a doença pode ser prevenida por meio da lavagem das mãos e evitando aglomerações. Até o momento, não existem tratamentos para a enfermidade, a qual pode levar à morte, principalmente de idosos e pessoas com problemas de saúde, como hipertensão e doenças cardiovasculares.
Os sintomas da COVID-19 são bastante semelhantes a uma gripe ou resfriado, entretanto, a doença pode se agravar levando a uma síndrome respiratória grave. Entre os sintomas mais comuns, estão:
Febre
Tosse seca
Cansaço
Outros sintomas também podem ocorrer, tais como diarreia, náuseas, vômito, dor de garganta, coriza e congestão nasal, perda ou diminuição do paladar e olfato, diminuição do apetite e dificuldade respiratória. Vale destacar que algumas pessoas não possuem sintomas e outras podem desenvolver complicações.
De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 20% dos casos de COVID-19 necessitem de internação devido à dificuldade respiratória, dos quais 5% necessitam de suporte respiratório. Os casos mais graves ocorrem, geralmente, em indivíduos idosos e nas pessoas que apresentam problemas como pressão alta, problemas cardíacos e diabetes.
Várias vacinas contra COVID-19 foram desenvolvidas ao redor do mundo, e outras ainda estão sendo desenvolvidas e testadas. Algumas delas receberam autorização para uso emergencial em alguns países, como o Brasil. Em nosso país, a primeira pessoa vacinada contra COVID-19 foi Mônica Calazans, uma enfermeira intensivista do hospital paulista Emílio Ribas. Ela recebeu a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, no dia 17 de janeiro de 2021.
Entre esses grupos mais vulneráveis e suscetíveis, estão:
Idosos
Diabéticos
Hipertensos
Quem tem insuficiência renal crônica
Quem tem doença respiratória crônica
Quem tem doença cardiovascular
Um pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa e Auditoria em Terapia Intensiva do Reino Unido, publicada no jornal "The Telegraph", afirma que a obesidade pode estar relacionada a casos graves da doença provocada pelo novo coronavírus.
Os obesos não estão incluídos entre a população de risco definida pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. A pesquisa, no entanto, aponta que 7 a cada 10 pacientes internados por causa do coronavírus em unidades de terapia intensiva (UTI) no Reino Unido eram obesos ou tinham sobrepeso. Segundo o estudo, isso pode estar relacionado a outras doenças associadas, como diabetes.
Especialistas ouvidos pelo G1 explicam por que pessoas mais velhas ou com as enfermidades listadas acima podem ficar mais expostas e ter complicações decorrentes da Covid-19. Também dão dicas de como evitar contágio e agravamento do estado de saúde.