Psicologia, perguntado por mariaclara010, 8 meses atrás

redação sobre Assistente Social contra a violência doméstica
em relação às mulheres

Soluções para a tarefa

Respondido por deboraelucas2006
3
A percepção da Assistente Social que atua através do diálogo e da intervenção é de que a violência atinge todas as classes, raças e etnias. E seu papel como profissional diante a questão da violência contra a mulher é utilizar de seus instrumentos e técnicas para diminuir os impactos sofridos pela vítima de violência doméstica, na qual o profissional orienta as mulheres sobre como sair dessa situação vivida por essas mulheres violentadas, o assistente social também visa não só o combate, mas a prevenção desse tipo de violência. A violência contra a mulher ocorre desde dos primórdios, onde o homem exerce o poder sobre a mulher e a trata como objeto de posse, na qual os mesmos usavam- nas da forma que desejassem.

A violência baseada no gênero está interligada aos aspectos históricos e culturais constituídos a partir das diferenças entre homens e mulheres, no qual se reproduz relações de desigualdade social, resultando em subordinação e dominação do homem sobre a mulher. A supervalorização masculina, ainda se mantém forte e presente na sociedade, pois ao longo dos anos, essa valorização do homem de superioridade em relação a mulher foi reforçada através do patriarcado e do machismo, surgindo assim efeitos de relações violentas entre os sexos.

O Brasil é um dos países que mais matam mulheres por desigualdade de gênero, e a maior parte da população é formada por mulheres. Há vários tipos de violência sofridos por elas, dentre eles, os mais frequentes são a violência física, psicológica e sexual. Atualmente, o Serviço Social possui um posicionamento ético-político, onde seu principal objetivo em sua categoria é lutar para efetivação do acesso aos direitos sociais. Diante do cotidiano do Assistente Social surgem várias demandas, e para que ocorra ação profissional é utilizada algumas instrumentalidades, as quais estão embasadas em três tipos de instrumentos, os quais são: a base teórico-metodológica, o instrumental técnico-operativo e ético-política.

É de suma importância o aprofundamento do Assistente Social à essa questão,
pois é ele que vai mediar e intervir através de informação e da orientação à essas mulheres que são vítimas de violência e têm seus direitos violados. É esse profissional
que busca com uma equipe multidisciplinar um atendimento mais humanizado e
efetivo para as mulheres que sofrem violência doméstica, porém através dos estudos foi possível analisar e identificar que para que isso ocorra é necessário a aplicação de leis mais severas, a quebra do silencio também é essencial e para essa questão, pois as consequências são grandes e a violência só tem aumentado, onde várias mulheres morrem por causa dessa ausência de erradicação desse fenômeno social.
Portanto, o combate e a erradicação da violência contra a mulher não dependem apenas recursos humanos e financeiros, mas necessita urgentemente de um olhar diferenciado por parte das autoridades políticas e da presença e luta de toda a sociedade, pois a minoria não combate esse descaso.

Espero ter ajudado
Respondido por joaopaulooas
0

A assistência social tem a atribuição constitucional de garantir os direitos essenciais a vida humana. Portanto, relacionado a mulher, a ciência social deverá aplicar medidas que acolham as que sofreram violência doméstica, bem como desenvolvam mecanismos de prevenção.

Quais as atribuições do serviço social?

O serviço social é uma ciência que tem como objeto tutelado as garantias e direitos previstos na constituição federal, como, por exemplo:

  • Educação
  • Saúde
  • Vida
  • Segurança
  • Alimentação

Nesse sentido, suas atribuições são zelar para que as instituições responsáveis cumpram os dispositivos constitucionais.

Aprenda mais sobre serviço social aqui: brainly.com.br/tarefa/23720599

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes