Português, perguntado por gabriele0404, 1 ano atrás

redação sobre as cotas raciais e para deficientes são justos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro24111997
13

 Uma grande problemática que temos com as cotas raciais é que elas acabam sendo injustas, pois um individuo que não é negro pode ter as mesmas dificuldades sociais que um negro e isso colocam eles nas mesmas condições educacionais, com isso perde-se a isonomia entre os pertencentes dessa nação, outro argumento que defende as cotas é que essas representam uma forma de compensação aos negros dos tempos da escravidão, tal argumento é bastante questionável, uma vez que esses erros já foram corrigidos e hoje somos todos um mesmo povo. Como pode um país querer lutar contra o racismo fazendo distinção de cores para vagas em universidade e concursos públicos.

 Quanto aos deficientes, as cotas para esses são muito validas pois eles apresentam dificuldades que afetam diretamente o dia a dia dos mesmos, com isso o sistema de cota torna a concorrência que os deficientes tem justa, pois um concorrerá com outro pela vaga.  

  Com uma educação de qualidade desde os primórdios da sala de aula é possível mudar a cultura de um povo de modo que a longo prazo pode-se transformar totalmente os costumes e pensamentos, levando uma sociedade a um desenvolvimento pleno.

  Uma vez que vemos que no Brasil o investimento no ensino básico é quatro vezes menor do que no ensino superior, temo um ensino básico defasado o que dificulta ainda mais uma boa educação para todos, pois aqueles que dependem do ensino público na maioria das vezes não consegue adentrar em curso superior. Além das políticas de cotas deveriam existir políticas para oferecer educação de qualidade no ensino básico.

Respondido por Matheusieti
4

As cotas foram desenvolvidas para minimizar as desigualdades dos indivíduos que vivem à margem da sociedade. Em nosso país, a lei que regulamenta as cotas é a 11.126/05 e o decreto 3.691/20001 junto do decreto 3.298/99 e a lei 10.471/03.

As cotas raciais tem uma grande importância pois elas buscam de uma maneira mínima igualar as condições que não são apenas étnicas em relação as diferenças na sociedade.  Esse embasamento remete as características tradicionais de seu povo e a importância deles serem introduzidos no campo universitário para estudar e conquistar uma formação.

As cotas raciais apesar de serem um fator positivo, e, uma medida que deve ser colocada em prática na sociedade, principalmente no país em que vivemos, ainda sim possui algumas falhas, das quais podemos destacar a não supervisão de indivíduos que não fazem parte das cotas e suas matrículas, como casos já observados em Universidades, assim como a  baixa oferta, ou a disputa em alguns vestibulares apenas das vagas para cotas, não as disponibilizando no geral, entre outras.

Para finalizar, podemos também definir alguns pontos positivos das cotas raciais como a oferta de oportunidade, a disponibilidade de vagas para uma parcela segregada da população e  uma afirmação histórica do passado da nossa nação.

Caso tenha interesse em uma pergunta sobre as desigualdades para auxiliar nos estudos:

https://brainly.com.br/tarefa/6322993?source=aid13287397

Anexos:
Perguntas interessantes