redação sobre analfabetismo no brasil
Soluções para a tarefa
A questão do analfabetismo, hoje, continua sendo um problema não resolvido na sociedade brasileira, especialmente no que se refere ao analfabetismo de jovens e adultos. Apesar de estar entre as maiores economias do mundo, o Brasil convive ainda com 15 milhões de analfabetos com idade igual ou superior a 15 anos – o que equivale à população do Chile ou três vezes a de Israel. Nossos filhos e netos se saem melhor que nós, mas, ao final, a estrutura social permanece igual. Abstraindo a história e só olhando de forma quantitativa – esse é, aliás, o perigo de tomar os indicadores em si mesmos, como números fora do contexto a cada 10, 20 ou 30 anos -, o perfil da população mudou bastante. Mas isso ocorre mais por força da lei da vida do que por opções políticas no sentido de construir uma outra sociedade, uma sociedade de mais dignidade humana e de mais liberdade.
O analfabetismo ainda representa uma grande realidade no Brasil, de forma que muitas pessoas ainda não apresentam acesso à educação básica, ou se tornam analfabetos funcionais, com mínimas chances de adentrar ao mercado de trabalho.
Analfabetismo no Brasil
O analfabetismo é caracterizado pela incapacidade das pessoas em aprenderem a ler ou escrever, estando associado a falta de políticas públicas pelo Estado, em função das desigualdades sociais.
Uma outra realidade diz respeito ao aumento de analfabetos funcionais, caracterizados pela capacidade de ler e escrever, mas incapazes de interpretar ou refletir sobre os textos, um pré-requisito básico para qualquer emprego ou vivência social.
Mais sobre analfabetismo: brainly.com.br/tarefa/27497480
#SPJ2