Redação sobre a violência no Rio de Janeiro
Soluções para a tarefa
Para que você consiga fazer uma boa redação e que o leitor possa entender corretamente o que foi escrito, alguns passos são muito importantes.
É necessário que seu texto tenha uma estrutura adequada, no qual será dividida em: introdução, desenvolvimento e conclusão. A princípio é bom que coloque suas ideias de forma simples no papel e, logo depois, comece a estruturar as ideias com as frases.
A introdução consiste em um parágrafo com até três frases, no qual será colocado apenas a ideia da redação, ou seja, do que será dito ao longo do texto. Comente alguns fatos sobre o que é relatado nos jornais sobre a falta de segurança.
O desenvolvimento pode ter de dois até quatro parágrafos, onde terão os argumentos e discussão sobre o tema proposto na redação. Nesses parágrafos poderá acrescentar mais histórias e, até mesmo, depoimentos de algumas pessoas que passaram por problemas relacionados a violência.
E, por fim, a conclusão será com um parágrafo de até quatro frases, no qual você encerrará o texto. Nesse último parágrafo é importante que coloque soluções caso o tema aponte um problema na parte do desenvolvimento.
O Rio de Janeiro possui grandes taxas de crimes, com destaque para aqueles em que há violência. Entre fevereiro e agosto de 2018, ocorreram mais de 82 mil furtos, 137 mil roubos, 18 policiais mortos em serviço e 4 mil assassinatos.
Estes números assustadores revelam um problema crônico que não ocorre apenas no Rio de Janeiro, mas preocupa os cariocas por um motivo simples: se o cartão-postal do Brasil sofre com este grau de violência, o que dizer dos outros estados da federação, que não recebem turistas com tanta frequência, e não aparecem nos noticiários?
É necessário uma melhoria nos serviços públicos de segurança, bem como maior qualidade no treinamento dos policiais, mais equipamentos de vigilância, punições mais duras e etc.
Mas também deve-se investir em educação, oferecer opções de esporte e outras atividades para as crianças nas áreas de risco, incentivar a cultura, a música e o teatro, por exemplo.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/19405932
Em anexo, o Rio de Janeiro sob intervenção militar.