Redacao sobre: "A IMPORTANCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA" NO MINIMO 30 LINHAS
Soluções para a tarefa
Resposta: você tem que fazer uma redação sobre a importância do ensino de filosofia na escola com 30 linhas ou mais...
Explicação: Filosofia na sala de aula: Ensino Fundamental
A área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental define aprendizagens centradas no desenvolvimento das competências de identificação, análise, comparação e interpretação de ideias, pensamentos, fenômenos e processos históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos e culturais. Essas competências permitirão aos estudantes elaborar hipóteses, construir argumentos e atuar no mundo, recorrendo aos conceitos e fundamentos dos componentes da área.
Entretanto, as Ciências Humanas nessa etapa da educação definem somente História e Geografia. Sendo assim, a Filosofia está implícita e deve ser abordada de forma integrada a essas duas áreas, e será aprofundada e ampliada no Ensino Médio.
As competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental, que devem abordar a Filosofia na sala de aula, são:
Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.
Analisar o mundo social, cultural e digital, e o meio técnico-científico-informacional, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.
Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para as transformações espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.
Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.
Construir argumentos com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo, voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.
A importância de uma base filosófica para a formação escolar individual
A principal contribuição da Filosofia na sala de aula é estimular o aluno a pensar por si só, já que essa habilidade é essencial para que ele desenvolva a autonomia e o protagonismo da própria vida.
Ela coloca em prática a dúvida sistemática, por meio do questionamento e autoquestionamento, possibilita a construção do diálogo e a investigação científica, pois estimula a curiosidade e a descoberta de novas ideias, e estimula as habilidades do futuro, como o pensamento crítico (que a partir da dúvida permite questionar e argumentar com base na razão e na lógica), a criatividade e a originalidade, pois pensar por si só permite a concepção de novas ideias, a resolução de problemas por meio da elaboração de hipóteses, entre outros.
As competências gerais da BNCC também são estimuladas com a Filosofia, por exemplo, o conhecimento para entender e explicar a realidade, os pensamentos científico, crítico e criativo por meio da reflexão e análise crítica bem como a argumentação com base na expressão de ideias.
Quais são as habilidades do futuro? Como promover o desenvolvimento na sua escola
Base Nacional Comum Curricular: entenda as competências que são o “fio condutor” da BNCC