redação sobre a importância de não fumar
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Uma pessoa que fuma tem várias doenças oq pode prejudicar as pessoas ao seu redor...
Respondido por
6
Resposta:
Resposta:A gente sabe que o hábito de fumar é muito comum nas estradas, entre os caminhoneiros, e, mesmo que isso esteja diminuindo com o tempo, é muito importante que a gente toque nesse assunto aqui e mostre pra você como é importante parar de fumar e o quanto a sua saúde precisa disso.
- Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo mata, todos os anos no mundo, 6 milhões de pessoas, sendo 600 mil vítimas do fumo passivo, ou seja, aquelas que estão perto de quem fuma.
- Até 2030, este número deve aumentar para 8 milhões. A entidade afirma que as doenças relacionadas ao cigarro matam mais que tuberculose, AIDS e malária juntas.
- De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva) no Brasil, o número de fumantes diários caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres, porém o país possui um número absoluto de tabagistas muito alto com o total de 18 milhões de fumantes.
- O oncologista Tiago Kenji Takahashi, médico especialista em câncer de pulmão no Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula (IOSP), o risco de câncer de pulmão em um ex-fumante será sempre maior quando comparado a alguém que nunca tenha fumado.
- “Comparados aos não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver o câncer de pulmão. Geralmente os sintomas aparecem apenas quando a doença já está avançada como: tosse frequente, mudança no padrão da tosse, tosse com sangue, rouquidão, chiado no peito, falta de ar e dor no tórax”, explica o especialista.
- O câncer de pulmão pode ser classificado em I, II, III ou IV. O estágio I representa os tumores iniciais, II os tumores um pouco maiores, mas restritos aos pulmões, III os tumores avançados dentro do tórax, e IV são os tumores que já se disseminaram pelo organismo. O tratamento é feito com cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
- Para quem convive com fumantes, o médico Takahashi aconselha evitar ao máximo o contato com o cigarro, estipulando a área externa como o único ambiente possível para quem quiser fumar. O médico afirma que o simples fato de ser fumante passivo já aumenta em 30% o risco de ter câncer de pulmão. “O tabagismo é uma doença crônica e transmissível, basta olhar alguém fumando para sentir vontade. É por isso que 85% dos tabagistas começam a fumar aos 16 anos. De 80% que tentam parar, apenas 3% conseguem”, afirmou.
- Além do câncer de pulmão, o cigarro pode causar cerca de 50 outras doenças, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação. Cada tragada é responsável pela inalação de aproximadamente 4,7 mil substâncias tóxicas. As principais são a nicotina, associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea); o monóxido de carbono (CO), que reduz a oxigenação sanguínea no corpo; e o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.
tiane57:
vlw
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás