Sociologia, perguntado por evbnvbdufjfnb, 3 meses atrás

REDAÇÃO SOBRE "A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA COMO CRÍTICA SOCIAL" MÁXIMO 25 LINHAS.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Manududi
1

Resposta:

Me bote como melhor resposta? Obrigada espero ter te ajudado! bons estudos!

Explicação:

crítica social na literatura.

A crítica social na literatura  costuma estar conectada aos problemas sociais que ocorrem em determinado lugar e que levam as pessoas a buscar soluções para resolver a situação. Em geral, os alvos da crítica social são a pobreza e a miséria, as desigualdades sociais e econômicas, as questões culturais, entre outros. Aspectos morais normalmente estão ligados à crítica social, que costuma estar acompanhada de um tom de denúncia ou mesmo de descobrimento em relação ao ocorrido.

A literatura como crítica social

A crítica social já foi muito utilizada como ferramenta na literatura, que por muito tempo se ocupou dessa temática em suas linhas. Uma longa discussão permeou parte do século XX no meio acadêmico e entre os intelectuais a respeito dos rumos da literatura, se deveria focar apenas no ponto de vista da estética ou se deveria se levantar para denunciar as mazelas sociais.

Esse debate se intensificou em um contexto de Guerra Fria e antagonismo entre capitalismo e socialismo, com intelectuais e escritores pendendo para lados opostos dessa luta. a crítica social pode ser feita por todos, não apenas pela academia ou por especialistas. Todos podem observar o seu meio e denunciar os problemas ou fazer observações a respeito da sua comunidade.

A crítica social tem poder de transformar realidades e, em comunhão com ações e práticas, pode produzir efeitos positivos. Nesse sentido, a literatura pode ser um grande canal para levar a crítica para mais pessoas e potencializar os resultados.

Como se vê, a crítica social pode ser um instrumento poderoso para quebrar certezas absolutas.

Perguntas interessantes