Redação sobre a discriminação racial no Brasil (urgente)
Soluções para a tarefa
Explicação:
A realidade do racismo no Brasil
O racismo é fruto da ignorância e da vontade humana de sentir-se superior. Embora o racismo atinja todas as raças, dependendo apenas da cultura em que o individuo está inserido, em território nacional o negro e o índio são os mais afetados por esse crime.
O negro ainda sofre com a triste herança deixada pelo período escravagista, embora tal barbárie tenha sido abolida, o cenário social e econômico não mudou muito para o negro, que ainda trabalha mais e ganha menos que o branco, além disso convivem diariamente com olhares desconfiados e comentários preconceituosos, formulados apenas com base na cor da pele, rotulando assim o individuo como mau, criminoso, indigno de confiança.
Em realidade semelhante encontram-se os índios, um povo que luta constantemente para manter sua cultura. Os indígenas são obrigados a conviver com a visão de serem exóticos, e tendo seus direitos negados muitas vezes e seus costumes e crenças desrespeitados.
Negros e índios foram marginalizados através dos séculos, algo que é totalmente inaceitável para a sociedade atual. Para que haja igualdade entre as raças é de extrema importância que as escolas comprometam-se em educar pregando o respeito e igualdade entre todos e a melhor maneira de realizar algo assim é através de palestras e campanhas de conscientização como base do currículo escolar.
Resposta:
Este artigo pretende ser uma contribuição para o entendimento da discriminação racial no Brasil. Para tanto, o autor analisa os aspectos semânticos dessa prática social, aos quais não foi dada devida importância na literatura contemporânea das ciências sociais. Em um primeiro momento, o texto explora as lacunas da tese, corrente nessa literatura, de que o conteúdo do preconceito contra os negros foi significativamente redefinido, após a abolição da escravidão, com o advento da modernidade no Brasil. Com o auxílio de uma tipologia das formas de desrespeito, o autor ilumina aspectos da discriminação racial pouco explorados pela literatura e apresenta um argumento alternativo para explicar o racismo no Brasil moderno.
Explicação:
deus me disse