Filosofia, perguntado por douglasds33, 1 ano atrás

redação sobre a diminuição da maioridade penal .

Soluções para a tarefa

Respondido por kathuska
0
bem de começo voce precisa começar pela introduçao                                                      Nesse ano um dos assuntos mais discutidos foi a maioridade penal.                                a maioridade penal esta sendo muito discutida , ela tem sido um assunto muito comentado por todos.Ela mudaria de 18 para 16 anos mas sera que isso resolveria essa criminilidade na juventude. os adolecentes que cometem delitos sao encaminhdos para a conhecida Fundaçao Casa onde sao retidos pois nao pode-se dizer que um menor foi preso ele e afastado da sociedade.
Esse menor na maioria das vezes sai pior pois conhece uma realidade bem diferente.a nossa sociedade tem que discutir sobre a educaçao que damos a nossas crianças pois e de pequeno que se ensina a diferença de certo e errado , aquele garoto que foi regeitado socialmente , abandonado no modo familiar , colocado em situaçoes de risco pode ser altuado ele foi corrompido conheceu mas influencia pode ser julgado pelos seus atos.                                                                         conclui-se que teriamos que melhorar a educaçao de nossas crianças e ajudar socialmente.





Respondido por henrigabrielsilvasou
3

Resposta:

No contexto social brasileiro, o crescimento de crimes cometidos por adolescente é uma realidade preocupante. Em virtude disso, foi proposta uma mudança no código penal para que indivíduos a partir de 16 anos respondam por seus crimes como adultos. Entretanto, tal medida não é  a melhor solução a ser tomada, pois não combate a causa da criminalidade e sim o efeito, como também agrava o problema da superlotação nos presídios.

Segundo a Constituição Federal de 1988, é dever da sociedade em geral e do Poder Público garantir o bem-estar social às crianças e adolescentes. No entanto, a efetivação destes direitos não é privilégio de todos, gerando, assim, uma das principais causas da criminalidade, a desigualdade social. Este faz com que, muitas vezes, por questão de sobrevivência, o jovem seja direcionado a entrar no mundo do crime tentando fugir da injustiça no meio em que vive. Além disso, quando o menor é apreendido e cumpre a medidas socioeducativas impostas pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), muito tem dificuldade para se reintegrarem no convívio social e se revoltam por ainda viverem no mesmo contexto que os levou à infração, podendo, assim, continuar na delinquência.  

Ademais, o Brasil ocupa o 4° lugar mundial com a maior população carcerária, e com os menores inseridos nesse sistema agravaria o problema da superlotação dos presídios. Este impasse faz com que a maioria dos presos sejam mantidos em condições precárias, os sendo negado o direito à integridade física e moral, podendo gerar o sentimento de revolta, e, quando soltos, saiam ainda mais violentos do que entraram, voltando novamente para o crime. Outrossim, o aumento dessa população no sistema significa mais gastos para o governo manter que poderiam ser usados para investimentos em outras áreas, por exemplo, na educação.

Fica claro, portanto, que a redução da maioridade não é a forma mais eficaz de solucionar o crime, sendo necessárias outras medidas para resolver o impasse. É preciso que o Poder Público honre a Constituição, garantindo os direitos às crianças e adolescentes, investindo, principalmente, na saúde, educação e no mercado de trabalho, para que, assim, a desigualdade deixe de existir no contexto social. Além disso, como já disse o filósofo, Pitágoras, que educar as crianças é a melhor forma de não castigar futuramente os homens, então, cabe aos responsáveis orientar os menores para que esses sejam capazes de optar por decisões corretas. Dessa forma, é possível que os crimes cometidos pelos adolescentes reduzam gradativamente.                                

Perguntas interessantes