redação sobre a depressão e ansiedade?
Soluções para a tarefa
Ansiedade é uma coisa q da mais medo, vc se sente sufocado e as vezes da vontade de sair agredindo as pessoas pq vc se sente ameaçado, naquele momento q vc sente medo vc vira covarde e muitos falam q vc é ignorante mais ninguém sabe como te ajudar e por isso muitos se afastam de vc
Resposta:
A Depressão é uma doença que altera o equilíbrio do ser, distorcendo toda a sua visão de mundo.
A emoção sempre subjuga a razão, assim o humor leva praticamente todas as funções psíquicas a acompanhá-lo parcial ou totalmente para o pólo depressivo (pólo depressivo do humor em contraposição ao pólo maníaco, alegre).
O paciente tem consciência das coisas boas da vida, porém é impossível mudar seu humor.
A pessoa deprimida encontra-se desanimada, triste sem motivo aparente: diz que não sente mais alegrias. Fica, geralmente, mais quieta e muitas vezes o barulho lhe incomoda, tendendo a isolar-se. Seu interesse e prazer pelas atividades que praticava diminuem ou acabam.
Queixa-se frequentemente de que não está dormindo direito, de que seu sono é leve, de que está acordando durante a noite ou de que acorda na madrugada e não dorme mais. Porém, há depressões com hipersônia (muita sonolência).
Pode ter piora da memória e concentração por estar mergulhada em preocupações ou pensamentos negativistas. Seu pensamento e raciocínio tornam-se mais lentificados, com consequente dificuldade em tomar decisões.
A sensação de fadiga, sentimentos de menos valia (inferioridade), de culpa, de ruína, desesperança, rejeição, de morte e suicídio (em casos mais graves) são freqüentes.
Há diminuição da libido (desejo sexual), irritabilidade, insegurança e baixa auto-estima.
São geralmente desencadeadas por doenças, separações, perdas, mudanças, mortes, estresse, por drogas lícitas e ilícitas, alterações hormonais, ou outros eventos significativos na vida do indivíduo.
Diagnóstico
Segundo o DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders- Fourth Edition), cinco ou mais destes sintomas listados abaixo, são obrigatórios por pelo menos duas semanas para o diagnóstico:
Humor deprimido a maior parte do tempo, quase todos os dias
Perda importante do interesse e prazer em todas ou quase todas as atividades
Perda ou ganho de peso
Insônia ou Hipersônia (muito sono)
Retardo ou agitação psicomotora
Desânimo, perda de energia
Diminuição da concentração e da memória
Sentimentos de pesar, fracasso, ruína, morte, culpa, falta de sentido na vida
Dificuldade de tomar decisões
Pensamentos recorrentes de morte e idéias de suicídio
Necessariamente os sintomas precisam demonstrar uma mudança em relação ao estado prévio; sendo obrigatória a presença de humor deprimido ou perda do interesse e/ou prazer.
Outros sintomas também podem estar presentes, como:
Pessimismo
Persistência de pensamentos negativos
Chorar facilmente
Dificuldade para chorar
Irritabilidade
Impaciência
Inquietação
Ansiedade
Perda de energia
Dificuldade de iniciar tarefas
Lentificação do pensamento
Diminuição da habilidade de pensar
Cansaço
Desesperança
Desejo de morrer, "não vale a pena viver"
Dores no corpo
A depressão prejudica em muito a vida normal do indivíduo.