Português, perguntado por nedvaldo878, 9 meses atrás

redação sobre a deficiência do sistema de saúde pública do brasil urgente!!!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicachevarria83
0

Resposta: A Constituição Federal de 1988 determina que a saúde é direito de todos e dever do Estado. No entanto, os cidadãos brasileiros enfrentam, atualmente, uma severa desvalorização e falta de investimentos no sistema de saúde público. Tal fato é causado, principalmente, pelo sucateamento e má gestão ao longo dos anos, além da falta de verba. Consequentemente, o atendimento público torna-se defasado e ineficiente, afetando diretamente os indivíduos mais vulneráveis.

A princípio, é fato que o descaso demonstrado por diversas gestões municipais, estaduais e federais quanto a área da saúde afeta gravemente a qualidade da mesma. Dessa forma, os diversos problemas encontrados em hospitais e clínicas devem-se, em grande parte, ao sucateamento de programas públicos e de qualidade, como o SUS - Sistema Único de Saúde, que ocorre em prol de privatizações por companhias que visam o lucro em detrimento do cidadão. Sob tal ótica, a visão do filósofo Aristóteles de que "o objetivo da política é a felicidade" não pode ser aplicada ao Brasil, já que as mudanças realizadas por tais administrações não parecem visar ao bem-estar da população.

Por conseguinte, o mau atendimento e a desvalorização dos profissionais de medicina tornam-se cada vez mais frequentes. Nesse viés, a saúde pública pode ser comparada a Revolução Industrial ocorrida no século XIX, no sentido de que a falta de recursos obriga os médicos a trabalharem de forma mecanizada e repetitiva, sem um contato humanizado com o paciente, o que prejudica seu tratamento. Paralelamente, tais consequências da precarização da saúde também estão presentes na série "Sob Pressão", que retrata a equipe de um hospital público no Brasil lidando com descaso do governo, desvio de verba e a limitação de medicamentos e leitos. Fora da ficção, essa rotina torna-se cada vez mais comum, expondo a vulnerabilidade dos brasileiros que dependem do atendimento popular.

Torna-se evidente, portanto, o lento processo de degradação da saúde universal e de qualidade no Brasil. Nesse contexto, é essencial que o Ministério da Saúde, a partir da redistribuição financeira e aumento da verba destinada ao sistema público, invista na revitalização de programas como o SUS e construa mais unidades de pronto atendimento, buscando enviar recursos suficientes para as regiões mais pobres e necessitadas do país. Além disso, as faculdades de medicina devem priorizar o ensino do atendimento humanizado, a partir de estágios feitos em clínicas populares, objetivando aumentar o contato dos estudantes com os cidadãos. Somente com tais ações, então, será possível melhorar o sistema de saúde brasileiro, e os direitos estabelecidos pela Constituição Federal há mais de trinta anos finalmente serão cumpridos.

Explicação:


nedvaldo878: vc pegou da internet foi?
jessicachevarria83: pq vc acha isso?
Perguntas interessantes