Português, perguntado por tharlaheloa, 6 meses atrás

Redação sobra filmes

Soluções para a tarefa

Respondido por armestar232
0

Resposta:

No mês de junho é comemorado o mês do cinema nacional. Isso porque dia 19 de junho é considerado o Dia do Cinema Brasileiro. Nessa data, teria acontecido a gravação do primeiro filme no país, intitulado "Vista da baía da Guanabara", em 1898.

Desde então, o cinema no Brasil se expandiu e hoje conta com diversas obras memoráveis. A importância da sétima arte para a cultura brasileira foi expressa até no tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019: “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

filmes brasileiros

Mas, o tema de redação não é o único lugar em que o cinema nacional pode aparecer na redação. Os filmes são ótimas fontes de repertório sociocultural e podem ser citados na redação como estratégia argumentativa.

Como são obras ficcionais, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar os filmes na redação. Os professores recomendam que eles sejam usados só para contextualizar o tema ou fazer analogias com a realidade.

Dê uma olhada em dois exemplos de redações nota mil que utilizaram filmes em seus textos.

Explicação:

No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual.  

O filme ‘’Cine Hollywood’’ narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas. De maneira análoga à história fictícia, a questão da democratização do acesso ao cinema, no Brasil, ainda enfrenta problemas no que diz respeito à exclusão da parcela socialmente vulnerável da sociedade. Assim, é lícito afirmar que a postura do Estado em relação à cultura e a negligência de parte das empresas que trabalham com a ‘’sétima arte’’ contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.

Perguntas interessantes