História, perguntado por lindaeves5077, 6 meses atrás

redação pronta sobre a crise economica no brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por mo8927669
15

Resposta:

O mundo tem assistido a instabilidade econômica tomar conta das principais nações do mundo. A crise que começou em 2007 já abalou vários países, inclusive nações com economias sólidas do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo.

Apesar de ter apresentado uma melhora nos últimos anos, ainda é cedo para afirmar que a economia mundial já se recuperou. Hoje, muitos mercados emergentes, como Brasil e Índia, vivem uma situação econômica complicada, com risco de inflação, taxas de juros exorbitantes e desvalorização de suas moedas frente ao dólar.

A tendência para os próximos anos é que os países ricos tenham que controlar seus gastos para conseguirem manter suas economias sob controle. Entre 2007 e 2013, muitas nações da Europa e os Estados Unidos passaram por situações de déficit econômico.

As economias emergentes também foram afetadas pela crise, mas, mesmo assim, se encontram em melhores condições do que os países mais desenvolvidos. Economistas acreditam que Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Rússia, Suécia e Turquia, terão que fazer um ajuste nas despesas públicas nos próximos anos para conseguirem manter seu nível de crescimento.

Para controlar a crise mundial, os países vão precisar encontrar saídas para promover o crescimento econômico e a criação de empregos. Por enquanto, o crescimento global permanece fraco, e existem muitos riscos para a estabilidade econômica mundial.

Respondido por EdnaHype
12

Resposta:

Redação sobre: Crise econômica no Brasil

Explicação:

O Brasil está vivendo uma crise financeira sem precedentes na história, ocasionada por instabilidades econômicas e escândalos de corrupção. Isso provocou a queda do PIB, aumento da taxa de desemprego, inflação alta, diminuição do rendimento das famílias e consequentemente deixou muita gente com dificuldades financeiras. Apesar da crise e dos desvios de verbas públicas, o país tem potencial para reverter a sua atual situação econômica.

O PIB brasileiro, mesmo não sendo bem aproveitado na distribuição de renda, é o sétimo maior do mundo e já mostrou perspectivas de recuperação neste ano, com uma projeção de 1% de crescimento. Embora seja um avanço pequeno, ao menos a projeção é melhor do que o desempenho dos anos anteriores, nos quais houve queda. Além dessa expectativa, houve a adoção de medidas feita pelo atual presidente para conter os gastos públicos, como alguns cortes nos custos do Governo e discussão da reforma da Previdência Social.

Ademais a corrupção, que atrasa o desenvolvimento da nação com desvios de verbas que poderiam ser usadas para o desenvolvimento do país e em projetos sociais, já começou a ser combatida de forma efetiva apesar da passividade do povo em protestar contra ela. As primeiras ações perpetradas pelo poder público em função disso foram a criação da Lei da Ficha Limpa, as condenações de políticos e empresários na Operação Lava Jato e a votação do projeto de lei que visa a transformar a corrupção em crime hediondo.

Como se vê, apesar da crise econômica e da corrupção, o Brasil tem plenas condições de se recuperar financeiramente pelo seu potencial e pelas medidas adotadas. E, para acelerar esse processo, outras ações seriam proveitosas, como investir um percentual do PIB maior do que o atual em infraestrutura para que a modernização do país atraia investimentos de capitais estrangeiros; no tocante à corrupção, o povo deveria participar mais de manifestações contra essa prática tal como ocorre em outros países.

Perguntas interessantes