Sociologia, perguntado por Iurinathan, 1 ano atrás

Redaçao. porque uma pessoa entra no mundo do crime

Soluções para a tarefa

Respondido por jeielemiranda1otx1mn
5

Falta de estrutura familiar, falta de um projeto de vida, valorização do ter ao invés do ser, falta de políticas públicas que combatam a desigualdade social, impunidade da estrutura penal brasileira, aumento do consumo de drogas. Estes são apenas alguns fatores apontados por especialistas como motivadores para o envolvimento de adolescentes com o crime. cada dia que passa mais crianças deixam a inocência da infância de lado para dar lugar ao universo sombrio do crime. Ao invés dos carrinhos, bolas e bonecas para brincar no quintal de casa, meninos e meninas com 11, 12, 13 anos de idade brincam com armas, canivetes, e facas. A droga ganhou espaço no meio familiar que, cada vez mais desestruturado, não sabe impor limites, ensinar valores e educar para a vida.


Dados levantados pelo Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo, Sinase, revelam que o perfil do adolescente em conflito com a lei é o seguinte: 90% são homens; 76% tem entre 16 e 18 anos; 51% não frequentam a escola; 81% vivia com a família na época da internação; 12,7% vem de família que não possui renda; 66% a família possui renda inferior à dois salários mínimos e 85,6% são usuários de drogas.

Os dados foram repassados para a equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro pela juíza da Vara da Infância e da Juventude, Ana Paula Amaro da Silveira, que afirma que olhando este perfil fica claro identificar que a miséria, a falta de escolarização e o envolvimento com drogas são fatores preponderantes no envolvimento dos adolescentes com atos infracionais. ?Ressalto que a desestrutura familiar costuma ser um agravante nestas situações?, destaca a juíza.


Os casos de menores infratores são julgados pela Vara da Infância e da Juventude e segundo Ana Paula aumentam a cada ano, não só em número, mas também em gravidade. ?Antes eram pequenos furtos e brigas, hoje estupro, roubos à mão armada, tráfico e homicídios?, revela.

Especialistas avaliam motivos que levam menores ao crime

Acho que faltam políticas públicas sérias, mais especificamente na área da educação, saúde e assistência social, o que infelizmente não é o padrão nacional. Há necessidade de incentivar a permanência do adolescente na escola, com reforço para cursos profissionalizantes, programas para tratamento de drogadição e sua reinserção na sociedade, assim como acompanhamento da família do viciado. Programas de medidas sócio educativas que realmente cumpram o papel de reeducar. Normalmente o Executivo ( municipal e estadual) tem dificuldades de entender que dinheiro aplicado com criança e adolescente é investimento e é prioritário?

A principal causa do envolvimento de jovens e adolescentes com a criminalidade é a falta de perspectiva e de projetos de vida. Vivemos em um tempo em que tudo é descartável, passageiro, transitório e superficial, onde o ter tem mais valor de que o ser. Sendo assim, os modelos e exemplos de vida que os jovens e adolescentes pautam a sua vida está diretamente relacionado ao consumo, a superficialidade e a falta de valores positivos. Precisamos cercar nossos filhos de exemplos positivos e esta é uma tarefa que todos devem envolver-se. Os pais devem resgatar os momentos em família, preocupar-se e envolver-se de forma sincera com as aspirações e projetos de seus filhos. Valorizar um abraço, um almoço em família, uma conversa com amigos. Coisas simples que não está relacionada ao consumo e a superficialidade?.
;)

Perguntas interessantes