REDAÇÃO
O voto obrigatório no Brasil: deve ser mantido?
TEM QUE TER 15 LINHAS. TEM QUE TER UMA CAUSA E UMA CONSEQUÊNCIA!
ESTOU DESESPERADA ME AJUDEM!!!!!!!!!!
Soluções para a tarefa
As discussões sobre o voto ser ou não obrigatório já foram ouvidas na mídia, nas faculdades, no Congresso e até mesmo no cotidiano, muitos defendem o voto obrigatório, enquanto outros querem que o mesmo torne-se facultativo citando países do primeiro mundo como os Estados Unidos.
Alguns argumentos favoráveis ao voto ser obrigatório é que o mesmo está expresso na nossa Constituição Federal e que o mesmo, além de lá estar, não pode ser alterado porque é uma cláusula pétrea.
No entanto existem especialistas que discordam de tal afirmação, porque o voto obrigatório não é uma garantia individual, como o direito à vida, por exemplo, logo por não ser uma garantia individual não estaria abraçado pela cláusula pétrea.
Quem é favorável ao voto facultativo, além de argumentar as ideias do parágrafo terceiro, afirmam que ao instituir o voto facultativo o país poderia diminuir a corrupção, porque devido a obrigação de votar, alguns candidatos oferecem vantagens pecuniárias em troca do voto, o que é um crime, logo com a faculdade do sufrágio, o cidadão pode optar por não ir votar diminuindo o público alvo do crime citado.
Diante do exposto, a conclusão mais plausível é que existe muitos argumentos favoráveis à mudança do regime obrigatório, porque contribui para a diminuição da compra de votos e fará com que o Brasil siga o caminho de países desenvolvidos.