Português, perguntado por rafaelaandrade172931, 9 meses atrás

redação: o que é honra, 200 palavras, me ajudem​

Soluções para a tarefa

Respondido por yumekopitica
1

Tradicionalmente, na sociedade ocidental, honra era como um grande princípio orientador. A honra de um homem, aquela de sua mulher, de sua família de sangue ou de sua amada, formou uma questão importante: o "homem de honra" arquetípico permanecia sempre alerta para qualquer insulto, real ou suspeito: para qualquer caso, ele deveria defender a sua honra.

O conceito de honra parece ter diminuído em importância no mundo Ocidental moderno. Estereótipos populares o teriam feito sobreviver mais definitivamente em culturas em que as tradições têm maior importância (por exemplo: italianos, persas, turcos, árabes, ibéricos, etc). Sociedades agrárias feudais, ou outras que focam no uso e na propriedade de terras, podem cuidar de "honra" mais que as sociedades industriais contemporâneas. Uma ênfase na importância da honra existe em tais instituições, como os militares (oficiais podem dirigir um tribunal de honra) e em organizações com ambiente militar, como as organizações de Escotismo.

"Honra" no caso feminino está frequentemente relacionado, nas sociedades primitivas, à sexualidade: preservação da "honra" equivalendo principalmente à manutenção da virgindade de mulheres solteiras e à monogamia. Pode-se especular que o feminismo tem mudado algo do uso linguístico, a este respeito. Os conceitos de honra variam amplamente entre culturas; em algumas culturas, os assassinatos pela honra de membros (na sua maioria do sexo feminino) da própria família da pessoa são considerados justificados se os indivíduos sujaram a "honra da família", casando-se contra o desejo da família, ou até mesmo se foram vítimas de estupro. Esses assassinatos por honra são geralmente vistos no Ocidente como uma forma de homens controlarem a sexualidade feminina.

No Estado de Direito brasileiro, a liberdade sexual feminina é garantida expressamente pelo divórcio previsto no Código Civil, para o qual foram desenvolvidas diversas formas de facilitar a conclusão desse processo. Uma vez iniciado, o processo de divórcio em litígio é decretado se as partes ficarem em silêncio. Assim, quem concorda com o divórcio sequer precisa se manifestar (Berenice Dias, Manual de Direito das Famílias, Revista dos Tribunais, p. 674-675). A honra materna é também preservada por lei e jurisprudência, não sendo permitido que, uma vez concluído processo de separação e divórcio, a parte masculina insatisfeita afronte a figura materna, sob pena de gerar responsabilidade indenizatória por dano moral. Berenice Dias, Manual de Direito das Famílias, Revista dos Tribunais, p. 422).

Explicação:

não sei se tem 200 palavras, mas ninguem vai contar neah

Perguntas interessantes