Redação no estilo ENEM com proposta de intervenção TEMA: O que fazer para acionar a polarização de opiniões que levam a agressão sobre o candidato político. min 15 linhas
Soluções para a tarefa
Desde os protestos de 2013 nota-se uma polarização na política brasileira, em que "esquerda" e "direita" tomam de vários artifícios políticos para alcançar o poder. Esses artifícios nem sempre são moralmente corretos, e por isso a polarização dentro da sociedade se torna cada vez mais agressiva. Exemplo dessa polarização foi o ataque a um candidato a presidência em setembro. Com a necessidade de manter o Estado Democrático de Direito integro e que candidatos e população sejam preservados, é preciso que medidas sejam tomadas.
Primeiramente, cabe ressaltar que o ódio disseminado sob um inimigo interno, principalmente por meio de postagens online é o principal fator da polarização política atual. Nesse viés, é comum o uso de falsas notícias para atacar o outro lado no intuito de desqualificar e fazer valer sua posição política. Portanto, para evitar que a polarização seja firmada na base da agressividade, é necessário que haja mobilização, principalmente no âmbito virtual.
Ademais, os próprios políticos são responsáveis pela atual situação ao se calarem diante as notícias que seus apoiadores compartilham, e por vezes eles mesmos. A falta de punição por parte do Tribunal de Superior Eleitoral é o que leva a tal acontecimento. Nesse sentido, a omissão do TSE cria-se a condição favorável para a polarização da forma como acontece atualmente, não sendo razoável que permaneça com descaso.
Tendo em vista o exposto, urge que o TSE fiscalize os candidatos e os partidos por meio de suas mídias sociais para que o ódio ao inimigo não ultrapasse os limites da moral, punindo-os em caso de disseminação de falsas informações, com multas e em caso de reinsidencia que fique inelegível. É uma responsabilidade social que a fiscalização seja constante, e que ao se deparar com postagens que disseminem ódio ao outro lado, seja reportado as plataformas que precisam agir sobre. Só assim, a polarização política não será tão agressiva a ponto de ameaçar a integridade de pessoas e candidatos.