Redação
Mobilidade urbana
(30 linhas.)
Soluções para a tarefa
A Constituição brasileira de 1988, afirma que o direito de ir e vir com dignidade é válida para toda a população. Entretanto, é notório que a questão da mobilidade urbana está precária e encontra dificuldades ser melhorada, tornando, por isso, muito distante desse ideal de locomoção. Diante dessa perspectiva, é imperativo analisar os fatos que contribuem para esse quadro social, tais como o crescimento populacional nas cidades e o baixo investimento em transporte público.
A expansão de pessoas em cidades maiores é um dos maiores desafios na mobilidade urbana. De acordo com o IBGE, a população rural brasileira de 15,64%, enquanto a população urbana chega a 84,36%. O crescimento populacional nas cidades resulta em mais indivíduos precisando de descolar de um lugar para o outro por meio de automóveis, e por conseguinte, aumentando o trânsito nas rodovias.
Ademais, a falta de investimento em transporte público. Uma pesquisa feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) afirma que a cada R$ 12 gastos em incentivos ao transporte particular, o governo investe R$ 1 em transporte público. Esse desequilíbrio de valores é um dos fatores responsáveis pelo congestionamento no país, pois a população prefere investir em automóveis individuais que são de mais conforto e praticidade que o transporte público.
Dessa forma, cabe ao governo implantar pedágio urbano e incentivar caronas colaborativas. Ademais, que o Ministério do Transporte invista em reformas em ônibus e em outras formas formas de mobilidade, como ampliar as ciclovias e desenvolver hidrovias para aproveitar os rios como meio de transporte afim de diminuir a quantidade de automóveis nas ruas, logo, melhorando a mobilidade urbana.
Explicação: