Filosofia, perguntado por criscabranmanu7bi8n, 1 ano atrás

Redacao> Sócrates seu combate aos sofistas e sua influencia sobre Platão

Soluções para a tarefa

Respondido por KING1TRÁTOR
4
Sócrates detestava os sofistas, assim como qualquer verdadeiro filósofo. Os sofistas sempre tinham as respostas, e respondiam à tudo, aceitavam dar informações errôneas de temas que desconhecia, quando bem pagos, para ajudar determinada convicção política e/ou religiosa.
E Sócrates, na linha oposta dos sofistas, dizia que de nada sabia "Só sei que nada sei" e que quanto mais se sabe que não se sabe, mais sábio se é. Logo Sócrates jamais dava respostas definidas e imutáveis, pois reconhecia o quão pequeno era perante a imensidão das perguntas que o acercavam.
Platão foi o mais famoso dos discípulos de Sócrates, sendo o único (além de Xenofontes) a escrever sobre o mestre. Em todas as obras de Platão, temos Sócrates presentes, e somente na sua filosofia mais madura, Platão começa a se desprender dos ensinamentos do mestre e a falar sobre suas próprias visões das coisas. Entre Sócrates e Platão existiam pouquíssimas divergências, porém o quadro muda com Aristóteles, que ao longo da vida divergiu da opinião de seu mestre, Platão - como por exemplo o mundo das ideias.

Perguntas interessantes