Redação Gravidez na adolescência
Soluções para a tarefa
Resposta:
A República Federativa do Brasil - Estado Democrático de Direito - prevê em seu artigo 6º, o direito à proteção à infância como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, essa premissa é uma antítese à realidade brasileira quando se observa os casos de gravidez na adolescência, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude da herança cultural e da desinformação da sociedade.
Diante desse cenário, a influência da herança cultural mostra-se como um dos desafios à resolução da gravidez na infância. Sobre isso, o Movimento de Contracultura - estabelecido em meados do século XX - utilizava o sexo como estratégia de subversão social, herdada do movimento hippie norte-americano.Nesse sentido, essa prática imprudente se perpetua no Brasil contemporâneo e pode ser percebida no comportamento de meninos e meninas, uma vez que, segundo dados do site Correio Braziliense, o Brasil está entre os 50 países com maiores índices de gravidez precoce na adolescência. Dessa forma, é incoerente que, mesmo sendo nação pós-moderna, ainda se perpetue a falta de conscientização entre os jovens.
Além disso, convém ressaltar o desastre informacional sobre como impedir a gravidez na adolescência. A esse respeito, a expressão pós-verdade está relacionada à capacidade que o indivíduo tem de recriar a realidade por meio das suas próprias convicções e interesses. Essa palavra - popularizada em 2016 - é um belo neologismo, mas que simboliza um problema antigo: a incapacidade da sociedade de ver o mundo como ele é e de perceber suas mazelas. Destarte, ao consolidar o desleixo da própria população em obter informações sobre como combater a gravidez na infância, os impasses são muito mais graves e podem resultar em casos de doenças sexuais e maturidade precoce da criança, caso não haja intervenções.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário no Brasil. Para isso, o Ministério da Saúde deve, com veemência, por meio de eventos pedagógicos nas instituições de ensino, ministrar palestras socioeducativas de como prevenir a gravidez infantil, com a participação de pais e alunos. Essa iniciativa poderia se chamar " Infância preservada" e teria a finalidade de desconstruir a herança deixada pelo Movimento de Contracultura e a informar os familiares sobre as mazelas da gravidez na adolescência. Assim, o artigo 6º será inerente a todos.
Explicação:
Espero ter ajudado, marque como a melhor <3