História, perguntado por silva44samuel, 7 meses atrás

Redação: Ensino à Distância. O ensino a distância é mais conveniente, pois o aluno pode estudar de qualquer lugar, de casa ou no ônibus, do computador ou do celular. O aluno também tem flexibilidade nos horários de estudos e pode conciliar trabalho e estudo. Porém,..


Leia a introdução e registre o seu ponto de vista a respeito do tema em no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas




"NÃO EXISTE MATÉRIA CORRETA"​

Soluções para a tarefa

Respondido por luar30
2

Resposta:

Após o surgimento da Revolução Técnico-Científica, no século XX, houve uma enorme inserção de tecnologias e informações na sociedade que facilitaram o advento de novas modalidades em diversos setores, inclusive o do ensino, o qual adquiriu a possibilidade da Educação a Distância (EaD). Esse atual sistema tem sido introduzido no Brasil e, como resultado, gerado questionamentos sobre sua funcionalidade no país, os quais dentre eles estão: a sua inacessibilidade e as consequências do distanciamento do ambiente escolar.

Primeiramente, entende-se que não há uma homogeneidade no que se diz respeito à possibilidade de uso desse formato. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45,9 milhões de brasileiros não possuem acesso a internet – um bem fundamental para o uso do EaD – informação a qual entra em conflito com o enunciado da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, que considera essa tecnologia virtual um fator de direito do ser humano. Desse modo, compreende-se que, assim como defendido pelo filósofo Pierre Lévy, ao ser criada uma nova forma tecnológica, uma parcela da população sem acesso a ela será desenvolvida em conjunto.

Em segundo lugar, depreende-se que esse modelo interfere em uma qualidade importante da configuração educacional já existente. Conforme idealizado pelo sociólogo Émile Durkheim, a escola tradicional expõe o indivíduo a uma socialização secundária, ou seja, modos de socializar diferentes dos quais ele teve durante sua fase de crescimento. Com isso, as normas serão mais rígidas e externas capazes de o ajudarem a lidar com dissemelhanças que serão encontradas em sua vida. Nesse sentido, conclui-se que estabelecimentos de ensino são essenciais para o desenvolvimento do ser humano.

Em suma, após a compreensão dos fatos evidenciados anteriormente, propõe-se que o Ministério da Educação, por meio da união com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, elabore projetos de leis que disponibilizem o acesso necessário ao EaD e meios de introduzir a socialização secundária nele. Ademais, essas atitudes serão feitas com a finalidade de garantir maior acesso a essa modalidade e formas para que ela não interfira no âmbito social dos brasileiros. Dessa forma, esse ensino poderá ser utilizado por um maior número de pessoas e de uma melhor maneira.

Perguntas interessantes
Matemática, 7 meses atrás