redação dificuldade para os jovens e idosos ingressar no mercado de
Soluções para a tarefa
O mercado de trabalho atual está cada vez mais competitivo e exigente. Enquanto de um lado existe a necessidade de investir em formação para ser qualificado o bastante em um ambiente que busca profissionais especializados, de outro lado existem jovens perdendo oportunidades por não possuir experiência prévia na área em que desejam atuar. É quando surge o conflito entre teoria e prática (essa dicotomia burra), quando na verdade elas deveriam estar integradas no processo de aprendizagem para que se possa produzir conhecimento.
Existem programas governamentais de incentivo, mas a realidade é que ainda não comportam a demanda, muitas pessoas nem sequer chegam a ter conhecimento dos projetos. Também há iniciativas privadas, como a da empresa Emprego Ligado, que podem ajudar os jovens na hora de preencher uma vaga. Além de divulga-las gratuitamente para quem se cadastra, o site possui um blog que pode ajudar a tirar dúvidas rápidas e orientar os candidatos na hora de escolher a área ou a melhor empresa.
Recentemente o Juizado da Infância e da Juventude de Macapá conseguiu parcerias para realização do Projeto Ação Jovem-Seguro, que beneficia jovens na faixa de 14 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, ou seja, liberdade assistida, prestação de serviços a comunidade e semiliberdade. Os jovens recebem cursos profissionalizantes gratuitamente através do SENAI e outras empresas parceiras.