Redação Desafios para o turismo na pós-pandemia
Soluções para a tarefa
Resposta:
A situação absolutamente surreal que o advento da pandemia impôs ao mundo tem como uma óbvia vítima o setor do turismo, em meio a todo o conjunto da economia que experimentou um cataclisma. A impossibilidade da atividade presencial em todos os setores das atividades humanas e sociais afetou diretamente o consumo e, seguindo a lógica da cadeia econômica, todas as atividades produtivas. No caso específico do turismo, a Fundação Getúlio Vargas projeta queda de 38,9% do PIB turístico este ano, rebaixando-o dos projetados R$ 270,8 bilhões para R$ 165,5 bilhões.
O turismo se apresenta como um dos setores mais frontalmente atingidos com a restrição dos deslocamentos, a imposição do isolamento e o risco que se tornou a realização das atividades mais prosaicas. Acima de qualquer desejo prevalece o instinto de sobrevivência e o quadro que ainda experimentamos é ameaçador. O turista é a pessoa encontrada no seu melhor momento, predisposta a experiências agradáveis, a buscar ampliar seus conhecimentos sobre os destinos, que procura conhecer e demandar os serviços que envolvem uma gama de atividades, da hospedagem à alimentação, passando pelo lazer, entretenimento e serviços culturais
Nosso desafio é entender o turista que emergirá no cenário da pós-pandemia; se seus interesses se mantêm, se novas expectativas, novos desejos e novas necessidades serão determinadas por este novo cenário. O novo cenário a se construir no day after do Coronavírus já esboça uma mudança comportamental acentuada com a possibilidade da conjugação do lazer com o trabalho nos deslocamentos a partir do home office.
Explicação: