Redação de terror
……………
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Não que eles acreditassem que aquela casa fosse mal-assombrada. Longe disso!... Mas era o que todos diziam. Foi então que os três amigos resolveram entrar na casa, à noite. Ainda nem haviam chegado à porta, uma luz se acendeu. Os três amigos, antes tão corajosos, agora já não sabiam, ao certo, se queriam entrar na casa, até que Paula gritou:
— Ai! Quem puxou meu cabelo?
Perceba que: o tempo verbal (passado) e o narrador (onisciente) já foram definidos; há personagens a serem exploradas (três, pelo menos – se for preciso, crie outra); o tempo e o espaço já foram definidos (noite, casa mal-assombrada); a escrita segue o padrão formal da linguagem. Continue assim. Procure cercar todos os detalhes que foram “plantados” nesse primeiro parágrafo. Não economize criatividade! Escreva, terrivelmente, ops!, aproximadamente, 30 linhas.
***
SUPER DICAS:
. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Até o final do conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e parágrafos estão bem ligados, se as ações seguem numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica, as pontuações e os plurais estão corretos.