Português, perguntado por marianadallegrave5, 7 meses atrás

redação de escola sobre imparcialidade jornalística ​

Soluções para a tarefa

Respondido por barcelossss
1

Resposta:

Imparcialidade, neutralidade, objetividade: o valor-guia do jornalismo ainda é a pretensa capacidade de expor o mundo "tal qual ele é" a seus leitores, ouvintes ou espectadores. No entanto, os ideais de imparcialidade e objetividade permanecem em posição central na auto-imagem dos jornalistas, na constituição dos esquemas práticos de atribuição de valor a seu trabalho, na defesa desse trabalho diante das pressões internas e externas ao campo jornalístico e na construção de um referencial ético compartilhado pelos próprios jornalistas.

No caso do Brasil, pelo menos desde as reformas "modernizantes" da imprensa, em meados do século XX, este valor aparece, de forma recorrente. Ainda que um certo tipo de crítica à noção de objetividade tenha se banalizado nas escolas de jornalismo e mesmo dentro das redações, o recurso a ela permanece central no entendimento que homens e mulheres de imprensa têm sobre seu próprio fazer, seja no Brasil, nos Estados Unidos ou na Europa.

Há, ainda, outra esfera em que a noção de imparcialidade se afirma como um ideal, condenando os interesses de indivíduos e grupos privados - e a ação parcial que resulta desses interesses - como culpados pela deterioração da esfera pública e rebaixamento da atividade política. Para o predomínio dos ideais republicanos, seriam necessários processos de decisão e deliberação pautados pelo "bem comum". Faz-se presente neste discurso a defesa, de um modo genérico, de um ideal de justiça que regularia as interações entre indivíduos libertos de redes de interesses, afetos e paixões. Essas noções, por sua vez, vinculam-se a entendimentos específicos do ideal de pluralidade nos meios de comunicação de massa e dos instrumentos políticos para o enfrentamento da concentração de poder nesses meios.

Espero ter ajudado! :)

Perguntas interessantes