Português, perguntado por andriavyanna53, 5 meses atrás

Redação de 30 linhas sobre o papel do idoso no século 21. Pfvr me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por isadirapires
0

Resposta:

     Os idosos no século 21 estão mais ativos  fazendo assim terem uma capacidade capacidade funcional e cognitiva, sem limitações importantes e que não interfiram de maneira significativa na sua independência e autonomia.Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos triplique e passe de 400 milhões de pessoas atualmente para 1.2 bilhões a nível mundial. E isso é muita gente e mais que só um número absoluto, o que vai importar é que isso vai ser uma porcentagem relativa das pessoas muito grande, a espécie humana vai ser proporcionalmente mais idosa, vai viver mais do que 60 anos.                              Hoje em dia, com pessoas que vão virar idosos, tiveram um, dois, três filhos quando muito, e os filhos, muitas vezes, estão distantes dos pais, facilmente mudam de cidade para trabalhar, mudam de localidade. E se não tem uma rede social para esse idoso, gera um problema que é: idosos solitários.Isso já é um problema em sociedades que convivem com esse fluxo de deslocamento das pessoas muito grande, como no Japão ou em Londres, na Inglaterra, na qual tem uma população idosa grande; e é comum que os filhos não fiquem na cidade dos pais.

E tanto que foi interessante uma reportagem que eu vi de idosas fazendo pequenos crimes para serem presas para ficarem em uma prisão de mulheres e idosas, em um local onde têm companhia.

Só de ter companhia de outras pessoas, comerem juntas, fazerem exercícios, coisas juntas, isso, para elas, era melhor do que estar livre em um apartamento, em que estão fechadas sem ninguém, não interagem com ninguém, não visitam ninguém, não falam com ninguém, os filhos não vão visitar e nem é de maldade, é porque tão cuidando da vida deles, estão muito ocupados.

E para você ver: gerou um fenômeno em que o povo acabou achando melhor ser preso para estar em contato com outras pessoas do que ficar vivendo “livre”, em um apartamento, em uma vida solitária.

O que acontece é que a sociedade vai ter que encarar essa realidade de frente que é: vai ter os idosos e vão ser pessoas que vão conviver com patologias, vão demandar recursos, pessoas, espaço na sociedade, e uma sociedade organizada melhor para eles.

E um sistema financeiro que funcione melhor para o custeio de uma vida na terceira idade e das diversas patologias, do lazer, da alimentação e das demais demandas todas que envolvem os problemas da terceira idade.

Dessa maneira, a sociedade, se não estruturar os aparatos sociais, as instituições, leis, os espaços físicos e as atividades dedicadas aos idosos, eles facilmente vão ser vistos como um estorvo. Por quê?

Se a sociedade não tem um local, um espaço, pontos, pessoas, estruturas para esse idoso viver, conviver, passar o tempo, cuidar de si, todo mundo, vai vê-los como um estorvo, porque têm demandas e alguém vai ter que cuidar dessa demanda. Se não é organizada a sociedade para isso, alguém vai ter que, normalmente o filho, parar a vida para tentar fazer o cuidado e isso só vai dificultar tudo.

Papel do Idoso na Sociedade


Perguntas interessantes