Redação de 25 linhas sobre os senrimentos que as redes sociais despertam em vocês
Soluções para a tarefa
O ativismo moderno e as mudanças sociais
Sabe-se que as redes sociais facilitam, de maneira abrangente, o contato entre as pessoas. A ferramenta transformou-se em um importante meio para a divulgação de trabalhos, reencontro de velhos amigos, mas também para reunião de pessoas em prol de passeatas e protestos. Há porém, um problema que se destaca: um cenário de ativismo apenas virtual, não tendo efeitos concretos.
Além de passeatas como “Orgulho LGBT” ou movimentos raciais, muitos eventos têm ocorrido no Brasil em razão de problemas políticos. O “Fora Dilma”, segundo seus organizadores, contou com a presença de 6,9 milhões de pessoas; a “Marcha das Vadias”, que protestava a favor de pautas feministas ocorreu em todo o mundo e, apenas no Canadá, contou com 3 mil participantes.
Entretanto, o ativismo virtual, muitas vezes, dá espaço às ruas desertas, sem manifestantes e sem organização. Nas palavras do sociólogo Manuel Castells, uma vez que “não basta apenas criticar na internet, é necessário que o movimento seja visível”. A inércia do indivíduo que só se revolta online não é saudável para os movimentos sociais.
Portanto é evidente que apesar de ser uma grande ferramenta nas reivindicações populares, a internet pode ajudar a desorganizar movimentos. Para resolver esse problema é preciso acender a cidadania. A mídia, as escolas e as ONGs devem trabalhar em comerciais de TV, programas, debates e campanhas. É preciso enxergar a necessidade do povo se manifestar presencialmente. É hora de lutar pelos direitos sociais e civis com propostas e movimentos concretos.
Resposta:
No mundo atual em que vivemos, somos influenciados pelas redes sociais de como agir,
pensar e como devemos ser. Elas podem ser utilizadas para o bem ou para o mal, por pessoas
que tem controle nas nossas vidas.
Quando vamos fazer algo sempre postamos
nas redes sociais, por causa da alegria que sentimos quando ela recebe muitas curtidas
ou visualizações. Os carinhos que recebemos dos usuários são reconfortantes.
Não somos nós mesmo, sempre ocultamos de todos o que não queremos que vejam, coisas ruins são descartadas e só deixamos como queríamos que fosse o mundo do nosso jeito.