História, perguntado por Ketelly009, 1 ano atrás

Redaçao de 20 a 26 linhas.
Tema: Como foi a participaçao das mulheres na revoluçao constitucional de 1932

*URGENTE*

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielapedagogia
2

A revolução Constitucionalista de 1932 contou com a participação feminina no desempenho de funções como enfermeiras, costureiras e cozinheiras. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, elas trabalhavam nas indústrias bélicas e também auxiliavam nas tarefas referentes ao suporte logístico.

Algumas mulheres, porém, também alçaram o posto de heroínas da revolução por assumirem a frente de batalha, elas fingiam ser homens, vestiam suas fardas e iam para combate, as vezes eram descobertas, as vezes não, algumas prestaram  grandes serviços a soldados e às famílias dos combatentes, elas foram as mãos invisíveis na batalha.

Dentre essas mulheres corajosas podemos destacar, Maria Stella Sguassábia que se infiltrou nas tropas revolucionárias paulistas e se destacou tanto fque até foi incorporada à tropa com o nome de Mario Sguassábia.

Maria Soldado virou símbolo por também ter combatido nas trincheira, Só foi descoberta como mulher após combater na linha de frente e ser ferida.

Carlota Pereira de Queiroz 

 Ela era médica e organizou um grupo de 700 mulheres e junto com a Cruz Vermelha deu assistência aos feridos na guerra. Esse trabalho serviu de incentivo para uma vida pública, e, em 1934, foi a primeira mulher eleita deputada Federal no Brasil.

O fim da Revolução de 1932 marcou o início do processo de democratização. O direito ao voto feminino foi reconhecido. A permissão era restrita às mulheres casadas que tivessem a autorização do marido e às solteiras e viúvas, desde que com renda própria.

Em maio de 1933, o direito ao voto foi reassegurado, mas apenas àquelas mulheres que exercessem funções remuneradas em cargos públicos. Foram realizadas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, quando as mulheres votaram pela primeira vez no Brasil em eleições nacionais. O voto pleno e obrigatório como direito de todas as mulheres foi instituído pela Constituição de 1946.

Perguntas interessantes