Português, perguntado por gabriele0404, 11 meses atrás

redação de 2 ano sobre refugiados no Brasil e no mundo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por dudaliraapcskwj
7

Cogita-se bastante atualmente a cerca da questão dos refugiados no mundo contemporâneo. Visto que, vê-se com muita frequência em noticiários e revistas inúmeras pessoas que fogem de seus países devido, principalmente, às guerras civis, a fome, a miséria, etc que assolamos mesmos. Tendo em vista que a maior parte dessas pessoas procuram países Europeus ou até mesmo o Brasil.

Sabe-se que de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), no ano de 2013, o número de refugiados ultrapassou a marca de 50 milhões, haja vista, que esse número é seis vezes maior do que no ano de 2012. Além disso, esse patamar foi alcançado pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Dessa maneira, pode-se mencionar, por exemplo, que por causa, principalmente, de seu alto grau de desenvolvimento, além de sua grande oferta de emprego, a Europa é um dos principais destinos dos refugiados, como também, por sua proximidade com outros continentes. Por exemplo, no ano de 2015, a Alemanha foi o país europeu mais procurado por refugiados com mais de 180 mil procuras, uma vez que, esse número apresenta cerca de 15 mil pessoas à mais comparado ao ano de 2014.

Pode-se mencionar que, no ano de 2016, o número de refugiados no Brasil aumentou em 12%, visto que, ultrapassou a marca de 9500 pessoas com mais de 80 nacionalidades diferentes, tendo em vista, que a maioria tem origem Oriental- principalmente da Síria- e/ou Africana- principalmente da República Democrática do Congo. Além disso, em maio deste referido ano, foi sancionado em nova Lei de Migração, que entrou em vigor no mês de novembro, para garantir aos refugiados condições de igualdade com os brasileiros, por exemplo, no direito à vida, liberdade , segurança , etc.

Torna-se evidente que a questão dos refugiados é um problema e precisa ser trabalhado. Logo, os países poderiam realizar conferências a nível internacional para distribuí-los igualmente no maior número possível de nações. Além disso, no Brasil, o país pode fiscalizar a lei mencionada, anteriormente, para assim, garantir uma melhoria na qualidade de vida dos refugiados no país. O que fará do Brasil um país mais igualitário, como já dizia o escritor Fernando Pessoa: " As vezes a felicidade está em fugir daquilo que procuramos."

Perguntas interessantes