Redação da revolução de 1930 com 4 parágrafos e 50 linhas, alguém me ajudaaaaa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Revolução de 1930 foi um golpe de Estado empreendido por um movimento político civil-militar que pôs fim à chamada República Velha, iniciada em 1889 com a Proclamação da República. O principal líder desse movimento foi o gaúcho Getúlio Dorneles Vargas, que assumiria o posto de chefe de Estado após a queda do presidente Washington Luís e governaria o Brasil por 15 anos seguidos.
Durante a vigência da República Velha, as eleições eram realizadas sempre no dia 1º de março e o novo presidente eleito assumia o posto em 15 de novembro, e isso de quatro em quatro anos. Para as eleições de março de 1930, havia um cenário bem diverso das eleições anteriores, pautadas pelos acordos entre os partidos republicanos regionais, que se alternavam no poder – notadamente o de São Paulo (PRP) e o de Minas Gerais (PRM).
O presidente em exercício, Washington Luís, era paulista, portanto, pertencente ao PRP. Em 1930, seguindo a política oligárquica de alternância do poder, o próximo presidente eleito deveria ser de Minas Gerais. O acordo previa o apoio de Washington Luís ao candidato mineiro, qualquer que fosse. Entretanto, o presidente rompeu o pacto e indicou como candidato à presidência outro paulista, o advogado Júlio PrestesOs líderes de Minas não aceitaram a manobra paulista e decidiram dar apoio aos partidos contrários à política oligárquica de alternância do poder, formando uma só frente contra o candidato do governo. Essa frente ficou conhecida como Aliança Liberal e foi formalizada no dia 20 de setembro de 1929. A chapa da Aliança Liberal foi formada por Getúlio Vargas e João Pessoa, presidentes (o título de governador não exista na época) dos estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba, respectivamente.
Quando a eleição finalmente ocorreu, Júlio Prestes venceu o pleito. Como o voto era aberto e a pressão dos coronéis sobre os eleitores fazia com que o resultado fosse facilmente manipulado, houve uma intensa revolta da Aliança Liberal. Nos meses que se seguiram a março de 1930, os líderes da Aliança Liberal formularam diversas acusações contra Washington Luís e Júlio Prestes.