Português, perguntado por emilianenascimento20, 2 meses atrás

redação com o tema: como se preparar para os desafios do mundo contemporâneo

me ajudem pfvr e pra amanhã ​

Soluções para a tarefa

Respondido por HidekiHyugo
0

Escrevi uma redação sem ser modelo ENEM (já que isso não foi tipificado)

Em um mundo permeado por relações líquidas, como proposto por Zygmunt Baumman, o indivíduo contemporâneo está inserido em uma conjuntura que apresenta inúmeros desafios. A subjetividade não está mais contida na absorção espontânea das disposições culturais do tecido social, dado que os padrões socionormativos modernos se desenvolvem no sentido de atender às demandas artificiais do capital. Nesse sentido, é de extrema importância discutir acerca dessa questão.

Em primeiro lugar, com a vitória do capitalismo no pós guerra fria, o mundo voltou-se ao unilateralismo ideológico. Assim, desenvolveu-se um solo fértil para o que veria a se apresentar como "globalização". Esse processo integrou a contemporaneidade nos aspectos temporais e geográficos. No entanto, foi a partir disso que o esvaziamento do indivíduo surgiu. Com um mundo célere, não há espaço para a concretização de metas a longo prazo, de modo que tudo parece desimportante e, nas palavras de Baumman: "líquido". À luz disso, é importante identificar esse problema, já que, como indivíduos críticos, é possível construir uma sociedade preparada para lidar com essa chaga contemporânea.

Ademais, o consumismo do século XXI aliena as pessoas. Mesmo que racionalmente determinada mercadoria não tenha relevância na vida de alguém, o marketing e a exploração das fragilidades mentais humanas convencem o indivíduo a comprar o produto. Esse desafio é difícil de lidar, já que está ligado ao subconsciente. Nesse viés, é categórico educar a população, de modo a desenvolver o senso crítico necessário para erradicar esse problema.

Portanto, o cenário contemporâneo é dantesco. Para erradicar os desafios mencionados, deve-se analisar racionalmente os entraves, de modo a contê-los por meio de ferramentas políticas acertivas. Somente assim, o mundo estará preparado para lidar com os desafios da contemporaneidade.

Perguntas interessantes