Redação com o tema autoritarismo, preciso para hoje, me ajudemmm
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil é um país que levou muito tempo, comparado aos seus vizinhos sul-americanos, para proclamar a República e permitir a participação de seus cidadãos na vida política. A importante data de 15 de novembro de 1889 não foi suficiente, no entanto, para garantir um regime em que as demandas pessoais fossem ouvidas ou mesmo o voto fosse garantido a todos: essas conquistas tiveram que ser adquiridas ao longo do século seguinte. Esse processo teve muitos avanços e retrocessos, demonstrando a presença constante do autoritarismo, que tem firmes raízes históricas no Brasil e ganha força em épocas de crise, como a enfrentada atualmente.
Esse autoritarismo marca as relações sociais, gerando uma sociedade distanciada de práticas republicanas, isto é, comprometida com o bem comum. Nessa perspectiva, a historiadora Lilia Shwarcz, em seu livro “ Sobre o autoritarismo no Brasil”, destaca a influência da sociedade patriarcal, do mandonismo e do patrimonialismo como heranças que persistem na sociedade atual. Isso pode ser observado nas relações desiguais de gênero, na discriminação racial e nas práticas de corrupção. Dessa forma, uma sociedade que compartilha essas experiências enfraquece as instituições democráticas e proporciona abusos de poder.
Nesse sentido, o passado autoritário assombra o presente. Recentemente, autoridades políticas que deveriam garantir a segurança das instituições democráticas, rememoram e ameaçam possíveis manifestações populares com a possibilidade de uma nova edição do fatídico AI-5, que foi um instrumento utilizado pela Ditadura Militar para desrespeitar direitos humanos e restringir as garantias fundamentais. Esse discurso gera medo e alerta, afinal, foi um caminho lento e difícil para garantir a cidadania por meio da previsão em Lei dos direitos civis e políticos estabelecidos na Constituição Federal de 1988.
Explicação:
escreve ai bons estudos