Português, perguntado por rodrigomartins0717, 1 ano atrás

redação com o tema a importância da lingua portuguesa

Soluções para a tarefa

Respondido por geovannawelsh
7
> A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos trás conseqüências positivas.

O profissional que sabe se comunicar, sempre se diferencia. Quem domina a norma culta da língua, e é apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, diferencia-se da maioria que incorre em erros banais e basilares.

Segundo Paulo Nathanel Pereira de Souza, presidente do Conselho da Administração do CIEE “Saber escrever bem é transmitir idéias consistentes com a agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das palavras. E todos nós, empresas e profissionais, precisamos redescobrir urgentemente a eficiência dessa arte”.

A maioria dos brasileiros, e digo maioria, sem exagero, não tem capacidade de expressar-se. Faltam competências fundamentais como; concatenar as idéias, aplicar a coesão e coerência em um texto, dissertar com introdução, argumentação e conclusão, bem como o domínio da ortografia. A falta de capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, muitas vezes, da falta do hábito de ler, pois quem lê com freqüência, escreve melhor, tem melhor raciocínio, melhor interpretação e organização de idéias. Para verificarmos este problema, é suficiente, entregarmos uma proposta de redação a um aluno que recentemente concluiu o ensino médio. Isto se torna mais trágico, quando o fazemos com os intitulados, universitários. Em uma reunião na empresa ou em uma apresentação, destacam-se os que sabem defender seus argumentos de forma clara, convencer o auditório de forma válida, expor e fundamentar suas idéias de modo conciso e claro. Para tanto, é necessário o domínio das expressões. Ao enviar um e-mail, elaborar um memorando, dirigir uma carta a um cliente, colaboradores ou superiores hierárquicos, o profissional revela a sua personalidade, demonstra a sua formação e grau de inteligência. Inferimos deste modo, que a linguagem, assim como o sorriso é o nosso cartão de visita. Não é possível entendermos por apto e qualificado, um profissional que não é capaz de escrever um texto corretamente. Também não é possível aceitarmos a idéia de que tal profissional, gere uma boa imagem a empresa, se este não sabe falar de forma correta. Para exemplificarmos, basta lembrarmos da sensação ruim e imagem negativa que formamos da empresa, quando somos atendidos por um profissional que diz coisas como: “Vamos estar verificando”, ou “Tá retornando”, isso desprezando os erros mais inaceitáveis, absurdos e grotescos. O investimento em profissionais qualificados e aptos a falar a própria língua é indispensável a uma empresa que deseja ter uma imagem positiva perante seus clientes.
Perguntas interessantes