Redação: A internet e o ser do século XIX. Me ajude galera
Soluções para a tarefa
Hoje, com apenas um clique, é possível enviar todo tipo de conteúdo, em tempo real, a pessoas ao redor do mundo inteiro. Mas, não foi sempre assim: ao longo da história, a humanidade buscou diversas formas de transmitir mensagens por grandes distâncias. Tão revolucionário como os smartphones atuais, o telégrafo alterou profundamente a forma de se comunicar no século XIX.
Contar a história desse meio de comunicação é a proposta da palestra Telégrafo: A “Internet” do Século XIX, que acontece no dia 10 de novembro, sábado, às 16h, no Espaço do Conhecimento UFMG. A atividade será conduzida pelo professor da Escola de Engenharia da Universidade José Carlos Rodrigues de Oliveira. Além de aprender mais sobre a trajetória do aparelho, os participantes poderão manipular um telégrafo rudimentar que permite o envio de mensagens em Código Morse.
A atração acontece na exposição temporária Colecionar o Mundo, que abriga diversas coleções científicas da UFMG. A mostra traz uma seção dedicada especialmente aos objetos usados para a prática acadêmica no passado. Entre eles, um computador analógico usado nas pesquisas em engenharia nas décadas de 1950, 1960 e 1970.
A entrada é gratuita, e a classificação é livre. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu. As vagas são limitadas.