Português, perguntado por alessandrags76, 8 meses atrás

Redação 20 linhas, tema: saúde nutricional no Brasil em debate
me ajudem pfvr :/​

Soluções para a tarefa

Respondido por julianarodrigues1322
7

Resposta:

A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, garante a todas as pessoas o direito à saúde e ao bem-estar. Entretanto, no hodierno cenário brasileiro, verifica-se que tal garantia normativa é deturpada, no que tange à problemática da incipiência da saúde nutricional entre os brasileiros, cuja incumbência é impactar sistematicamente a qualidade de vida dos indivíduos. Diante disso, é imperioso que estratégias sejam aplicadas para alterar esse panorama adverso, o qual está intrinsecamente atrelado ao imediatismo e à falta de políticas públicas nessa questão.

A princípio, é lícito postular o imediatismo como impulsionador do entrave. Sob essa ótica, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, no livro “Modernidade Líquida”, os indivíduos do mundo atual tendem a se configurarem imediatistas, ou seja, agirem na busca momentânea por algo em detrimento de seus efeitos futuros. De maneira análoga, a ideia do autor se faz legítima na questão da ausência de saúde nutricional entre as pessoas, uma vez que muitos brasileiros adotam hábitos de vida inadequados à saúde, como o consumo massivo de “fast foods” ou alimentos ricos em sais e gorduras, sem ter a cognição que, em longo prazo, essas ações podem gerar danos irreversíveis ao corpo. Assim, faz-se imprescindível, a dissolução dessa conjuntura iníqua.

Outrossim, deve-se salientar a falta de políticas públicas como outro fator consonante na emergência do problema. Nesse revés, segundo Aristóteles, no livro “Ética a Nicómaco”, as políticas devem ser usadas de modo a alcançarem o equilíbrio social. Todavia, no que concerne à mazela da ineficaz saúde nutritiva no país, nota-se que as defesas do filósofo são negligenciadas, uma vez que não há ações efetivas com fito de destituir esse quadro, sobretudo, por parte do Ministério da Saúde, o qual investe infimamente em campanhas de conscientização à má alimentação, além de não viabilizar, de forma eficaz, a contratação de nutricionistas em postos de saúde que fazem parte do SUS (Sistema Único de Saúde). Logo, é inadmissível que o problema persista pela passividade Estatal.

Infere-se, portanto, a necessidade de uma medida exequível para mitigar o problema. Destarte, cabe ao Ministério da Saúde – órgão responsável por viabilizar políticas de saúde e bem-estar – criar, por meio de verbas direcionadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), uma campanha de conscientização, a qual será composta por palestras nas comunidades e na mídia, com a participação de profissionais qualificados na área da saúde (médicos nutrólogos e nutricionistas), com a finalidade de inibir, através dessa iniciativa estatal, a implementação da saúde nutricional no país. Dessa maneira, cria-se um panorama afável e equânime, no qual os direitos fomentados na Constituição Federal possam ser garantidos.

Explicação:

tenho explicação Naum só botei mermo :/


julianarodrigues1322: espero ter ajudado ;-;
alessandrags76: ajudou sim, muito obrigada! :)
Perguntas interessantes