Recordando que o Preâmbulo da Constituição da UNESCO afirma "(...) que a ampla difusão da cultura e da educação da humanidade para a justiça, a liberdade e a paz são indispensáveis para a dignidade do homem e constituem um dever sagrado que todas as nações devem cumprir com um espírito de responsabilidade e de ajuda mútua",Recordando também seu Artigo primeiro, que designa à UNESCO, entre outros objetivos, o de recomendar "os acordos internacionais que se façam necessários para facilitar a livre circulação das ideias por meio da palavra e da imagem",Referindo-se às disposições relativas à diversidade cultural e ao exercício dos direitos culturais que figuram nos instrumentos internacionais promulgados pela UNESCO,
Reafirmando que a cultura deve ser considerada como o conjunto dos traços distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abrange, além das artes e das letras, os modos de vida, as maneiras de viver juntos, os sistemas de valores, as tradições e as crenças,Constatando que a cultura se encontra no centro dos debates contemporâneos sobre a identidade, a coesão social e o desenvolvimento de uma economia fundada no saber,Afirmando que o respeito à diversidade das culturas, à tolerância, ao diálogo e à cooperação, em um clima de confiança e de entendimento mútuos, estão entre as melhores garantias da paz e da segurança internacionais.
A partir das informações do texto, conclui-se que
Escolha uma opção:
a.A cultura esteve no centro dos debates do mundo medieval.
b.O respeito à diversidade cultural e à tolerância são fundamentais para a promoção de uma cultura da paz.
c.O texto é um claro manifesto a favor de um mundo plural, que toma como princípio a uniformidade das culturas.
d.A difusão da cultura e da educação devem garantir uma ordem internacional marcada pelo papel central das grandes potências.
e.A desigualdade no acesso à cultura é fundamental para uma cultura de paz.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta correta: b. O respeito à diversidade cultural e à tolerância são fundamentais para a promoção de uma cultura da paz.
Explicação:
Minha atividade já foi corrigida e a resposta estava correta.
A diversidade e a tolerância (letra B) são argumentos que ajudam na conclusão sobre o Preâmbulo da Constituição da UNESCO.
Letra B: O respeito à diversidade cultural e à tolerância são fundamentais para a promoção de uma cultura da paz.
Isso ocorre porque cada ser humano tem a liberdade para manifestar as suas crenças, hábitos, costumes e opiniões (elementos formadores da cultura).
Com base nesse fato, o respeito (aceitar o jeito de ser do outro) e a tolerância (aceitar a escolha do outro) são duas ações essenciais para a convivência harmônica entre os mais variados grupos sociais presentes na sociedade.
Diante de tudo isso, fica nítido que o texto fala sobre a necessidade da convivência pacífica entre os grupos sociais que não possuem os mesmos traços culturais.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/30377831
Se tem alguém capaz de alcançar o primeiro lugar, esse alguém é você!