Filosofia, perguntado por suelensouza218, 1 ano atrás

Reconstrua resumidamente a visão de Thomas Hobbes sobre o poder usando as expressões "guerras de todos contra todos", "pacto social" e "leviatã"

Soluções para a tarefa

Respondido por amandaieq20p9eyf3
197
Para Hobbes o homem é mau por natureza, ambicioso e individualista, sendo assim seu estado de natureza sem um estado guiador seria da guerra de todos contra todos, para consolidar as leis seria necessário um pacto social entre sociedade e governo. O governo ideal para Hobbes é o absolutismo monárquico, a solução para a maldade humana seria o pacto social com o Leviatã, o soberano.
Respondido por Guimasf
1

Thomas Hobbes comparava a humanidade aos animais selvagens, pois todos são iguais e essa igualdade leva para um estado de guerra de todos contra todos. Hobbes propôs a ideia de "contrato social" que é um pacto social entre todos, onde as leis são obedecidas. Nesse pacto social, o Estado deve ter o papel de Leviatã, sendo forte e capaz de conter o impulso natural dos homens que leva ao caos.

Hobbes

Hobbes defendia o absolutismo e sua principal obra foi o livro "Leviatã" de 1651. Nele, Hobbes defende um rígido desenvolvimento que leva a humanidade do estado de natureza para o contrato social.

É de Hobbes a frase "o homem é o lobo do homem", onde ele afirma que no estado de natureza há a inaptidão a vida social e uma tendência ao caos e guerra na humanidade. O Estado é visto por ele como a solução para a convivência entre os homens.

O contrato social é quando o ser humano abre mão de suas liberdades para obter a ordem e a paz. No contrato social, rei deve fazer o necessário para manter a ordem.

Leia sobre os contratualistas: https://brainly.com.br/tarefa/10778883

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes