Reconhecer-se nos processos relacionados à vida em sociedade é importante para a formulação da noção do "eu" de cada indivíduo e encontra-se atrelada à maneira como somos, também, definidos nas coletividades em que transitamos e com que convivemos. As posições sociais que os indivíduos ocupam nas sociedades são definidas pelas Ciências Sociais como status e tal definição independe de prestígio ou condição hierárquica ocupada pelo membro, de modo que o termo “status” não se caracteriza por simbologia, mas por posição ou papel social desempenhado (BERNARDO; FRANCO; SILVA, 2017).
BERNARDO, P.; SILVA, P. R.; FRANCO, Rizia F. L. L. Ciências Sociais. Maringá: UniCesumar, 2018.
Segundo as autoras do material didático desta disciplina, como são definidos os status aos indivíduos?
Alternativas
Alternativa 1:
Como atribuídos e adquiridos.
Alternativa 2:
Como sociais e culturais.
Alternativa 3:
Como naturais e tradicionais.
Alternativa 4:
Como coletivos e individuais.
Alternativa 5:
Como diretos e indiretos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1:
Como atribuídos e adquiridos.
Explicação:
Os status adquiridos são aqueles obtidos por meio do esforço, capacidade ou escolha individual como pai, mãe, delegado, professor, cantor, escritor. Já os status atribuídos, o indivíduo o possui independente de sua escolha como sexo, idade, ilho, irmão, etnia, raça, nacionalidade, parentesco... pg 87
Resposta:
Alternativa 1:
Como atribuídos e adquiridos.
Explicação:
Dias (2010) nos auxilia na compreensão do conceito de status. Esse termo significa para os cientistas sociais qualquer posição social na sociedade, independentemente do prestígio que ela simboliza. Além disso, os status podem ser atribuídos ou adquiridos.
Os status adquiridos são aqueles obtidos por meio do esforço, capacidade
ou escolha individual como pai, mãe, delegado, professor, cantor, escritor. Já os status atribuídos, o indivíduo o possui independente de sua escolha como sexo, idade, filho, irmão, etnia, raça, nacionalidade, parentesco... (DIAS, 2010, p. 121).
Uni...pag 87