Biologia, perguntado por 130879, 4 meses atrás

Receptores colinérgicos muscarínicos são assim nomeados devido a sua maior sensibilidade à muscarina, um componente encontrado em certas espécies de cogumelos. Com base nos receptores colinérgicos muscarínicos, analise as sentenças a seguir: I- Estes receptores pertencem à família de receptores metabotrópicos. II- A pilocarpina é um exemplo de antagonista muscarínico não seletivo usada para o glaucoma e a xerostomia. III- Quando os receptores muscarínicos são ativados, eles sofrem uma mudança conformacional e podem ativar vias de sinalização como a fosfolipase C. Assinale a alternativa CORRETA: A) Somente a sentença I está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Aleske
3

Em relação aos receptores colinérgico muscarínicos, as sentenças que estão corretas são: I e III.

Confira a análise das afirmativas:

I - CORRETA, os receptores colinérgicos muscarínicos são metabotrópicos (acoplados à proteína G), diferentemente dos ionotrópicos, que são canais iônicos.

II - INCORRETA, pois a pilocarpina é um agonista muscarínico não seletivo.

III - CORRETA, quando os receptores muscarínicos são ativados por um agonista ocorre mudança conformacional na parte citoplasmática deles, podendo ativar vias como da fosfolipase C gerando segundos mensageiros.

⇒ Portanto, I e III estão corretas.

  • Os receptores de acetilcolina são chamados de colinérgicos e podem ser de dois tipos: nicotínicos (canais iônicos) e muscarínicos (acoplados à proteína G).

  • Os receptores muscarínicos têm localização no sistema nervoso central, em glândulas endócrinas e exócrinas, bem como nos músculos liso e cardíaco. Podem ser dos tipos M1, M2, M3, M4 e M5, os ímpares estão associados à proteína Gq e o pares à proteína Gi.

Estude mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/47050814

Anexos:
Perguntas interessantes