Biologia, perguntado por lara477, 5 meses atrás

Recentes investigações genéticas têm demonstrado que gêmeos idênticos, apesar de possuírem o mesmo genoma, apresentam diferenças em seu comportamento e fisiologia, como por exemplo, eles podem diferir na susceptibilidade a doenças degenerativas e infecciosas. Isso mostra que os genes não são responsáveis por tudo, que o estilo de vida e a exposição ambiental podem influenciar na expressão dos genes. Uma nova área, chamada epigenética, explica estas diferenças, mostrando que a expressão dos genes não depende apenas das informação contidas nas sequências das quatro bases A, C, G e T na cadeia do DNA, mas também envolvem modificações químicas no próprio DNA, ou modificações nas proteínas histonas que estão associadas a ele. Estas marcações químicas são fortemente influenciadas pelas experiências de vida, que geralmente são diferentes entre as pessoas por mais próximas que elas sejam. E, mais importante ainda, essas modificações chamadas de marcações epigenéticas, podem ser transmitidas aos descendentes. É possível que uma pessoa que tenha levado uma vida sedentária e seja obesa desenvolva modificações em seu DNA que serão herdadas por seus filhos, que, por sua vez, podem ter maior susceptibilidade a certas doenças por causa disso. GARCIA, Eloi S. Epigenética: Além da sequência do DNA. Jornal da Ciência, e-mail 2832, 12 ago. 2005. Disponível em:. Acesso em: 08 ago. 2014. Adaptado. A teoria da epigenética tem sido relacionada às ideias de Lamarck sobre a evolução. Isso se deve ao fato de que, em ambas as teorias: * 1 ponto a) Os organismos expostos a pressões ambientais são selecionados até que o mais apto sobreviva. b) Os alelos têm sua frequência alterada nas populações mediante modificações no ambiente em que vivem. c) Características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes. d) Mutações ocorrem no genoma e essas alterações são selecionadas pelo ambiente​


laracaua: 1-C 2-A
juh1993: obrigadoooooo

Soluções para a tarefa

Respondido por Tauane2601
7

Resposta:

1- c) Características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes.

2- a) Agem como “interruptores” que ligam ou desligam determinados genes, regulando sua expressão.

Explicação: CLASSROOM

1- A lei da herança dos caracteres adquiridos de Lamarck diz que as características adquiridas por um indivíduo durante sua vida podem ser transmitidas à sua prole. Antes da descoberta da epigenética acreditava-se que o estilo de vida e as experiências durante a vida de uma pessoa afetavam o seu corpo, mas não a sua informação genética; e que os antepassados transmitem apenas genes e não experiências à nova geração. Porém os estudos epigenéticos trouxeram novamente à tona as teorias Lamarckistas, remexendo nas ideias evolutivas. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

2- As marcações epigenéticas não são capazes de alterar a sequência de nucleotídeo dos genes (isso é mutação), mas são capazes de agir sob à expressão desses genes, afetando o evento de transcrição através de marcações químicas que podem ocorrer na região promotora do DNA ou nas proteínas de compactação do DNA, chamadas de histonas. Ou seja, a resposta correta é a letra A.

ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤

Respondido por henriquec1001
2

Nas duas teorias as características adquiridas durante a vida podem ser transmitidas aos descendentes. (Alternativa C)

 De acordo com a lei da herança de Lamarck tem-se que as características que um individuo possui podem ser transmitidas à sua prole.

 Vale salientar que antes da descoberta epigenética tinha-se a crença de que as experiências de uma pessoa afetavam seu corpo, todavia não afetavam sua informação genética.

 Os estudos epigenéticos retomaram as teorias Lamarckistas, de modo a remexer com ideias de evolução.

Saiba mais:

https://brainly.com.br/tarefa/1643487

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes