Recentemente, você vivenciou uma situação que ainda não havia enfrentado profissionalmente: o ingresso de Ana, uma linda menina que é portadora de deficiência visual.
Descrição da imagem não disponível
Seu desafio será o de pesquisar sobre recursos didáticos utilizados na educação especial e, especificamente, para alunos portadores de deficiência visual. Após a pesquisa, elabore um texto que apresente:
- no mínimo 3 critérios utilizados para a seleção de materiais pedagógicos para alunos portadores de deficiência visual, justificando sua relevância;
- 2 materiais pedagógicos utilizados no ensino da Geografia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O Instituto Benjamin Constant, referência na educação de alunos portadores de deficiência visual, orienta a utilização dos seguintes critérios: para a seleção, adaptação ou elaboração de recursos didáticos para alunos deficientes visuais, o professor deverá levar em conta alguns critérios para alcançar a desejada eficiência na sua utilização, tanto para crianças cegas quanto para as crianças de visão subnormal.
Tamanho: os materiais devem ser confeccionados ou selecionados em tamanho adequado às condições dos alunos. Materiais excessivamente pequenos não ressaltam detalhes de suas partes componentes ou perdem-se com facilidade. O exagero no tamanho pode prejudicar a apreensão da totalidade (visão global).
Significação tátil: o material precisa ter relevo perceptível e, tanto quanto possível, constituir-se de diferentes texturas, para melhor destacar as partes componentes.
Contrastes do tipo: liso/áspero e fino/espesso permitem distinções adequadas.
Aceitação: o material não deve provocar rejeição ao manuseio, fato que ocorre com os que ferem ou irritam a pele, provocando reações de desagrado.
Estimulação visual: o material deve ter cores fortes e contrastantes, para melhor estimular a visão funcional do aluno deficiente visual.
Fidelidade: o material deve ter sua representação tão exata quanto possível do modelo original.
Facilidade de manuseio: os materiais devem ser simples e de manuseio fácil, proporcionando ao aluno uma prática utilização.
Resistência: os recursos didáticos devem ser confeccionados com materiais que não se estraguem com facilidade, considerando o frequente manuseio pelos alunos.
Segurança: os materiais não devem oferecer perigo para os educandos.
São exemplos de recursos didáticos adaptados para alunos deficientes visuais no ensino de Geografia:
- Mapas táteis
- Gráficos táteis
- Maquetes A
- Audiolivros
- Livros em braille
Explicação: