Recentemente relatórios do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas ipcc na sigla em inglês voltaram a defender que a ação antrópica tem contribuído significativamente para o aumento dos níveis de carbono na atmosfera terrestre a consequência mais conhecida desse aumento é o aquecimento global originado pela intensificação do efeito estufa todavia aun assim chamado o irmão gêmeo do mal do aquecimento global que é pouco conhecido trata-se do processo de acidificação dos oceanos que Já correu ou correu antes na história da Terra no limite permo-triássico aproximadamente 250 milhões de anos qual relacionando a importância dos oceanos na manutenção da vida na Terra como com as possíveis causas do colapso ambiental observado pelo processo de acidificação dos oceanos ocorrido no limite permo-triássico e ainda com as consequências para a biodiversidade atual análise as informações abaixo acidificação dos oceanos resulta da dissolução do CO2 na
Soluções para a tarefa
Boa noite,
Para responder a questão, vamos avaliar as alternativas em corretas e erradas.
I. A acidificação dos oceanos resulta da dissolução de CO2 na água, produzindo íons de hidrogênio, reduzindo o pH.
CORRETA! Quando falamos em acidificação queremos dizer que houve uma mudança do ph, no caso a mudança é provocada pela dissolução promovida entre o CO2 e H2O.
II. O processo de acidificação dos oceanos inferido para o limite Permo-Triássico, causado pelos altos níveis de CO2 atmosféricos registrados, foi um dos responsáveis pela extinção em massa registrada naquele momento.
CORRETA! O limite permo-triássico foi relatao a mais de 250 milhões de anos atrás na terra, e relacionava-se a acidificação dos oceanos devido ao aquecimento global. Mostrando que o evento é algo natural e não apenas algo gerado pela poluição humana.
III. Atualmente, a acidificação dos oceanos geraria índices de extinção semelhantes aos observados no limite Permo-Triássico devido à desestabilização de sistemas costeiros
ERRADO! A alternativa encontra-se errada ao relatar a desestabilização como causa da acidificação.
IV. A redução dos níveis de O2 atmosférico advinda da acidificação dos oceanos afetaria não somente a biodiversidade marinha, mas, também, a biodiversidade terrícola.
CORRETO! Como foi dito no próximo enunciado, a água é um recurso do qual todos nós precisamos, a acidificação afeta instantaneamente os oceanos e as espécies marinhas.
Sendo assim, temos como respostas corretas as alternativas: I,II e IV
Resposta:
I e II
Explicação:
Trata-se de uma questão atual, mas com certa dificuldade. Hipóteses correntes sustentam que erupções vulcânicas tenham liberado grandes quantidades de CO2 na atmosfera há cerca de 250 milhões de anos, desencadeando um processo de aquecimento global. O aquecimento das águas oceânicas permitiu a liberação de grandes quantidades de metano, o qual se encontrava em armazenado em águas profundas na forma de hidrato de metano, intensificando ainda mais o processo de aquecimento global. Estima-se que 95-96% da fauna marinha tenha sido extinta nesse período.