Recentemente, por questões humanitárias, os Estados Unidos atuaram na Somália mas, poderiam ter optado pelo Sudão ou Etiópia, países vizinhos, com guerras civis e milhões de esfomeados. Nunca o caráter periférico da África foi tão evidente quanto agora, pois não há superpotências que disputem o continente e os países são entregues à própria sorte (ou infortúnio).”
Da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre a África é possível afirmar que:
A
a) as disputas internas provocadas pelos clãs tribais têm alterado a posição do continente no cenário mundial, transformando a África numa área de fracos investimentos.
B
b) o processo de islamização forçado, pelo qual passa grande parte da África, restringe as possibilidades de intervenção estrangeira no continente.
C
c) hoje, a busca de mercados consumidores substitui os antigos critérios geopolíticos, e a pobreza da África como um todo, pouco interessa ao mundo desenvolvido.
D
d) vários órgãos supranacionais têm tentado promover a destribalização da parte mais pobre da África, no sentido de torná-la mais atraente aos investimentos estrangeiros.
Soluções para a tarefa
O caráter periférico da África fica mais evidente porque há prioridade de buscar mercados consumidores para consumo imediato de mercadorias ao invés de influenciar um país geopoliticamente como aconteceu durante a Guerra Fria (alternativa c).
Diversos fatores contribuem para a pobreza no continente. Dentre eles estão o processo de colonialismo, o neocolonialismo (imperialismo), as disputas de grupos étnicos, a falta de investimentos governamentais, questões naturais e baixa industrialização.
Durante o colonialismo o papel da África na Divisão Internacional do Trabalho foi o de ser uma região fornecedora de matérias primas, enquanto os países europeus forneciam produtos manufaturados que possuíam maior valor agregado, sendo capazes de adquirir maiores lucros em suas trocas comerciais.
O imperialismo trouxe a intensificação de conflitos já existentes, pois etnias rivais foram colocadas em um mesmo território agravando conflitos que existem até os dias de hoje, levando a ascensão de ditaduras e perseguição dos grupos que não possuem um representante no poder.
Os conflitos realizados por minorias radicais religiosas também contribuem para a desestabilização do continente, pois em grande parte apresentam caráter violento que contribui para o atraso do desenvolvimento de diversas regiões.
A falta de investimentos governamentais em como o setor agrícola contribui para que a produção de alimentos não seja expandida, já que a atividade agrícola é realizada de maneira tradicional com pouca mecanização, o que influencia a melhoria da produtividade. O mesmo acontece com os setores industriais e de infraestrutura no continente.
A falta de pesquisa e incentivo para práticas de manejo adequado do solo, têm contribuído para a expansão de áreas desérticas como aquelas que ocorrem na região do Sahel africano.
A intensificação de secas naturais e a má utilização do solo podem ampliar as áreas improdutivas para a agrivcultura.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/21530481