[...] Recebeu uma carta anônima. Comunicavam-lhe que Seixas a tinha abandonado por um dote de trinta contos de réis. Acabando de ler estas palavras Aurélia levou a mão ao seio, para sustentar o coração que se lhe esvaía. [...] Senhora, de José de Alencar. O romance Senhora narra a tumultuosa história de amor entre Aurélia e Fernando Seixas, no século XIX. Considerando o perfil sociocultural das personagens e os valores sociais da época, pode-se apontar como uma das principais preocupações de Alencar nesta obra a) o interesse em discutir o tema da prostituição na sociedade carioca na primeira metade do século XIX. b) o impacto do celibato no universo masculino do Rio de Janeiro à época do Império. c) a discussão em torno da temática do casamento por interesse, acontecimento bastante comum no século XIX. d) o desejo de explorar as temáticas litúrgicas na vida de um casal envolto em uma maré de sentimentos trágicos. e) o impacto dos preceitos religiosos no campo da intolerância litúrgica no universo dos protagonistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A discussão em torno da temática do casamento por interesse, acontecimento bastante comum no século XIX
Explicação passo-a-passo:
O trecho começa com a narrativa da carta e termina com impacto promovido em Aurélia, no contexto central fala-se de um abandono para um possível novo compromisso motivado e/ou justificado por um certo valor monetário.
O romance "Senhora" de José de Alencar levanta a temática do casamento por interesse. ( alternativa c)
⇒ discussão em torno da temática do casamento por interesse, acontecimento bastante comum no século XIX.
O romance Senhora possui como alvo de crítica o casamento por interesse em uma sociedade de aparências do século XIX. Pode-se tirar as primeiras conclusões no primeiro capítulo do livro que recebe o nome de " O preço do Casamento"
José de Alencar narra a história de uma mulher que "comprou" seu marido. Aurélia era um jovem moça solteira e bastante rica, da alta sociedade, sua fortuna veio de uma herança deixada pelo seu avô.
Aurélio fadada a casar-se com alguém apenas interessado em sua fortuna resolve ordenar que Sr.Lemos a arrume um casamento, oferecendo um grande dote, sem que o noivo soubesse com quem iria se casar.
Senhora, afim de vigar-se de seu ex noivo que a trocou por uma jovem mais rica no momento, fez que Lemos fizesse a proposta a ele, o Seixas. Seixas aceitou, devido a grande fortuna e na noite de núpcias descobriu que sua esposa era sua antiga noiva e sentiu-se humilhado após Aurélia proferir o seguinte vocativo " homem vendido".
Para mais informações, acesse:
Senhora: https://brainly.com.br/tarefa/16693667