História, perguntado por lopecicili, 6 meses atrás

Recapitulando
8. Identifique os motivos que levaram à eclosão da Revolução Per-
nambucana de 1817, os grupos sociais que participaram dela e
seu desfecho.
a o
9. O que foi a Revolução Liberal do Porto?
passo para a independência do Brasil?
11. Quais foram os grupos políticos que se formaram após o
torno de D. João VI a Portugal? Identifique os
um deles.
é
objetivos de cada
a
SS
qual razão?
га
12. Em que contexto histórico ocorreu a Batalha do Jenipapo???
13. Elabore uma linha do tempo com os
processo de independência do Brasil.
principais acontecimento
S.
do brasil






sao tudo quentão. me ajuda por favor​

Soluções para a tarefa

Respondido por diogomota3278
7

Resposta:

8. A Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817, foi o último movimento separatista do período colonial. Está relacionada com a crise socioeconômica que o Nordeste atravessava há quase um século em razão da desvalorização do comércio do açúcar e do algodão brasileiro no mercado externo. Além disso, a presença da família real portuguesa no Brasil aumentou o custo de vida em virtude da cobrança de impostos, o que causou revolta entre os pernambucanos. Os ideais republicanos também colaboraram para que a revolta acontecesse. O governo local foi tomado pelos revoltosos, mas as tropas fiéis ao governo central conseguiram derrotá-los.

Os líderes da revolução foram:

Domingos José Martins;

José de Barros Lima;

Cruz Cabugá;

Padre João Ribeiro.

Logo após a derrota da revolução, eles foram condenados e mortos de forma cruel em praça pública. O capitão José de Barros Lima foi enforcado e teve partes do corpo cortadas e expostas para demonstrar a força da coroa portuguesa e servir de exemplo para quem ousasse desafiá-la.

9.A Revolução do Porto, também referida como Revolução Liberal do Porto, foi um movimento de cunho liberal que eclodiu a 24 de agosto de 1820 na cidade do Porto e teve repercussões tanto na História de Portugal quanto na História do Brasil. O movimento resultou no retorno (1821) da Corte Portuguesa, que se transferira para o Brasil durante a Guerra Peninsular, e no fim do absolutismo em Portugal, com a ratificação e implementação da primeira Constituição portuguesa (1822)

Ainda nesse mesmo ano, em 1821, a Corte retornou a Portugal, à exceção de D. Pedro de Alcântara, que permaneceu no Brasil na condição de Príncipe Regente.

Diante do progressivo aumento da pressão das Cortes para a recolonização do Brasil, este proclamou a sua independência em 7 de setembro de 1822.


duartemarcella2: obg
Perguntas interessantes