Português, perguntado por MZINXL72, 1 ano atrás

Reaumo sobre o isolamento social

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinalgsantos
7

Resposta:

O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado. Quando o próprio indivíduo ou grupo se isola voluntariamente, por questões de saúde mental (em consequência de depressão, por exemplo), por questões pessoais ou por questões religiosas, há um isolamento social voluntário.

Quando há uma situação emergencial de epidemia em um país ou uma pandemia (quando a epidemia é generalizada e perpassa as fronteiras de um país, espalhando-se por outros continentes), há a imposição de um isolamento social por parte dos governos e dos líderes das nações. No caso da pandemia de coronavírus de 2020, por exemplo, os governos estão impondo quarentenas e distanciamento social, que opera por meio do fechamento de comércio, do transporte público e de escolas, por exemplo.

Nos casos mais severos, há a imposição de uma tática chamada lockdown horizontal, que é o isolamento total da população em suas casas com o fechamento quase total do comércio e dos serviços. Para saber mais sobre, leia: Isolamento vertical e horizontal.

Respondido por Depijamas43
1

O vírus deu seus primeiros indicios no Brasil no final de fevereiro, e a partir das primeiras semanas de março a maioria dos estados brasileiros começaram a adotar as medidas de isolamento social, fechando escolas, universidades, comércios, industrias etc. Muitas previam que o pico seria em abril, mas como vemos o pico ainda está so começando, muitos estados já estão sofrendo com a lotação no SUS, já em estados como no sul onde a situação está controlada, o comércio já está aberto, e as industrias também, seguindo é claro as medidas de segurança adotadas pelo governo.

Perguntas interessantes