Ed. Física, perguntado por brunooliveiradacosta, 9 meses atrás

Realize uma pesquisa geral sobre judô ​

Soluções para a tarefa

Respondido por marshall48
4

Resposta:

Judô (pt-BR) ou judo (pt) (柔道 Jūdō?, caminho suave, ou caminho da suavidade) é uma arte marcial,[1] praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.[2]

O Judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujitsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogi e que, com a faixa (obi), formam o equipamento necessário à sua prática. O judogi que é composto pelo casaco (Wagi), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa, o judogi pode ser branco ou azul, sendo o último utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos e na identificação dos atletas durante as transmissões de televisão (TV).

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, o Judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

O Judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa no país. O judô foi incluído nas Olimpíadas em 1972, após ter sido disputado em 1964, em Tóquio, por ser o esporte mais popular do país-sede.

Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram os três seguintes:

Princípio da Máxima Eficiência (Seiryoku Zen’Yo).

Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei).

Princípio da Suavidade (Ju).

As promoções no judô baseiam-se em exames que incidem sobre requisitos tais como: duração de tempo de treino, idade, caráter moral, execução das técnicas especificadas nos regulamentos[9] e comportamento em competições. No caso de promoção de kyu (classificação), faixa branca a marrom, é outorgada pela associação/academia. No caso de promoção das graduações de 1º dan até 5º dan são realizadas pela banca examinadora da Liga ou Federação Estadual, as outras graduações superiores pela Confederação Nacional.

Os praticantes de judô se classificam em dois grandes grupos - kyu (iniciantes) e dan (peritos) -, subdivididos, respectivamente, em seis e dez graduações, e identificados por faixas coloridas (Obi) que usam na cintura. Para os kyu a ordem de graduação é decrescente e as faixas têm cores branca (6°), amarela (4°), verde (3°),roxa ou azul (2°) e marrom (1°). A numeração dos dan cresce de acordo com o seu valor:1° a 5°, faixa-preta; 6° a 8, vermelha e branca,rajada; 9° e 10°, faixa vermelha. Fonte:Barsa

As faixas vão na ordem de:

1. Branca 2. Cinza 3. Azul 4. Amarela 5. Laranja 6. Verde 7. Roxa 8. Marrom 9. Preta 10. Branca/Vermelha.

Ao total são 10 faixas

Graduações kyu

Há oito graus de kyu (seis em Portugal)os quais se distinguem pelas cores das faixas.

Respondido por matheus133589
3

O Judô é uma arte marcial fundada em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Considerado como um dos esportes de combate, o judô ajuda a fortalecer a mente, o físico e o espírito de forma integrada e também contribui para a defesa pessoal.

Etimologicamente, a palavra é construída com a junção de duas sílabas que juntas significa "caminho suave". A arte tem grande aceitação no mundo todo, com federações espalhados em vários países, além de contar com mais de 20 milhões de praticantes. Segundo contagem da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o Brasil possui mais de um milhão de adeptos, federações em 26 estados e no Distrito Federal.

Conheça abaixo a história e regras do esporte que conquista pessoas de várias idades, gêneros e indivíduos com necessidades especiais.

História do Judô

O Judô nasceu em 1882 e é uma criação do professor de educação física Jigoro Kano. Este era um grande admirador de esportes e sempre buscou encontrar explicações científicas para as técnicas do jiu-jitsu. Com ajuda dos japoneses Hachinosuke Fukuda e Tsunetochi Iikubo, Kano começou a estudar e aprender tal luta.

Em 1882, abriu a escola Kodokan. Localizada em Tóquio, a academia tentava ensinar a arte marcial baseada no jiu-jitsu, mas sem a grande tendência para o combate. Criou normas para deixar o aprendizado mais fácil, estabeleceu regras para o confronto e tentou mostrar que o poderia ajudar na defesa pessoal e na superação de limitações.

As propostas lançadas por Kano foram muito criticadas, mas ele continuou perseverando até a luta se tornar conhecida. Kano foi o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional e participou ativamente de diversos jogos. Entretanto, ele não gostava da ideia do Judô como uma das modalidades Olímpicas e por isso nunca lutou para que a arte participasse das Olimpíadas.

O esporte começou a se tornar conhecido em 1886, quando foi realizada a primeira competição no Japão com a participação de diversas escolas. Em 1899, a atividade chegou à Inglaterra e a partir de 1905, nos Estados Unidos e Europa. Em 1952, foi fundada em Paris a Federação Internacional de Judô, com a presença de 29 países-membros. Somente em 1964 que o judô passou a ser considerado como um dos esportes Olímpicos, nos jogos de Tóquio.

O judô no Brasil

O judô chegou ao Brasil com a vinda dos primeiros imigrantes japoneses, entre 1920 e 1930. Apesar dos esforços de alguns praticantes como Takaji Saigo e Geo Omori, que abriram escolas em São Paulo, a prática não foi muito aceita. Outro que tentou inserir a atividade no país foi o professor Eisei Maeda. Ele entrou no Brasil a partir da cidade de Porto Alegre e em 1922 percorreu São Paulo e Rio de Janeiro passando os ensinamentos do judô. Contudo, também não obteve êxito.

O esporte somente passou a ser reconhecido no Brasil por volta de 1930, quando o professor Riuzo Ogawa abriu a Academia Ogawa. Em março de 1969 foi criada a Confederação Brasileira de Judô. A primeira medalha Olímpica veio com a competição de 1972, Monique, através do japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii.

Perguntas interessantes